Ceará bate recorde e apreende quase 10 toneladas de drogas em 2024
Ceará bate recorde e apreende quase 10 toneladas de drogas em 2024
Em uma das maiores ofensivas contra o tráfico de drogas da história do Ceará, as Forças de Segurança do Estado apreenderam 9.980,65 quilos de drogas entre janeiro e outubro de 2024. Este número impressionante marca um aumento de 170,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram retirados de circulação 3.685,15 quilos de drogas – um acréscimo de 6.295,5 quilos em apenas um ano, o que representou um recorde.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), essa marca já ultrapassa o total anual de apreensões de drogas registradas em qualquer ano da série histórica, iniciada em 2009. As ações integram o trabalho conjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio de setores de inteligência da SSPDS, resultando na fragilização de organizações criminosas e na retirada de quantidades recordes de substâncias ilícitas.
Entre as substâncias apreendidas estão cocaína, crack, maconha e derivados como o haxixe. A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) concentrou a maior parte das apreensões, com 5.646 kg de drogas recolhidos. O volume representa um salto de 981,2% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 522,2 quilos de entorpecentes apreendidos, significando mais 5.123,81 quilos removidos das ruas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O destaque do ano ocorreu em outubro, que registrou o maior volume mensal, com 2.860,36 kg apreendidos em todo o Ceará, 537,2% a mais que em outubro de 2023. Na RMF, o aumento foi ainda mais expressivo: em comparação com os 80,41 quilos apreendidos em outubro do ano passado, foram registrados 2.443,17 kg este ano, uma alta de 2.938,3%.
Fortaleza também teve resultados expressivos. Nos dez primeiros meses de 2024, a capital contabilizou 2.333 kg de entorpecentes apreendidos, 80,8% a mais do que em 2023. Em outubro, o total chegou a 145,85 kg, registrando um crescimento de 62,5% comparado ao mesmo mês do ano anterior.
Ceará bate recorde e apreende quase 10 toneladas de drogas em 2024
Entre os destaques das operações realizadas, está a apreensão de 2,271 kg de maconha pela Polícia Militar em Caucaia, no dia 8 de outubro, que resultou na prisão de três indivíduos. Esta foi a maior apreensão do ano realizada pelas Forças de Segurança do Estado. Outra ação significativa foi registrada no Crato, em 29 de outubro, onde a PMCE apreendeu mais de 120 kg de maconha, haxixe e cogumelos, prendendo um casal.
Além disso, uma denúncia anônima feita ao Disque Denúncia 181 da SSPDS levou a Polícia Civil a apreender 1,240 tonelada de drogas em uma residência em Aquiraz, no dia 30 de agosto, resultando na prisão de dois suspeitos. No dia 15 de outubro, outra operação da PCCE interceptou 51 quilos de cocaína em Juazeiro do Norte.
Essas operações refletem o reforço no monitoramento, inteligência e atuação integrada entre os diversos órgãos de segurança cearenses. A SSPDS tem intensificado o uso de ferramentas de inteligência e mantido o foco na estratégia de descapitalização de grupos criminosos, minando a estrutura do tráfico.
O aumento significativo das apreensões em 2024 demonstra o compromisso das Forças de Segurança do Ceará em combater o tráfico de drogas de forma sistemática e eficaz, atuando em conjunto para garantir maior segurança à população e reduzir o poder financeiro das organizações criminosas no Estado.
Leia também | 86% das crianças foram vacinadas para Hepatite A em Fortaleza; Prefeitura convoca para vacinação
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.