Ícone do site Portal GCMAIS

Lula lidera intenções de voto em pesquisa eleitoral para 2026

Policial federal preso por atentado era segurança de Lula e vazava informações

Foto: Reprodução

Uma nova pesquisa da CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (12), mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente nas intenções de voto para 2026, com vantagem sobre possíveis candidatos da direita. No levantamento, que considerou cenários com diferentes nomes, Lula lidera tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, indicando uma consolidação de sua candidatura para a reeleição.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes aos eleitores, Lula lidera com 27,4% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, que apesar de inelegível, tem 20,4%. Outros nomes como Tarcísio de Freitas, Pablo Marçal e Simone Tebet foram mencionados, mas com menos de 2% cada.

A pesquisa simulou três cenários com candidatos variados. No primeiro, Lula disputa com Jair Bolsonaro, que figura com 32,2% contra 35,2% do presidente. O segundo cenário substitui Bolsonaro pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e o terceiro traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, representando o bolsonarismo. Em todas as simulações, Lula aparece à frente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

A pesquisa também revela uma leve queda na avaliação positiva do governo Lula desde maio, caindo de 43,3% para 41,1%. Enquanto isso, o percentual dos que consideram a gestão negativa subiu para 36,2%. Além disso, houve um aumento na parcela do eleitorado que se identifica como de direita, passando de 30,8% para 39,2%, um indicativo de fortalecimento da oposição.

Cenários de disputa testados pela pesquisa

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 7 e 10 de novembro e tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, com um índice de confiança de 95%.

Leia também | 86% das crianças foram vacinadas para Hepatite A em Fortaleza; Prefeitura convoca para vacinação

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile