O Papa Francisco dormiu durante a noite de domingo, 23, para segunda-feira, 24 e está descansando, informou nesta segunda o Vaticano. É o 10º dia de hospitalização do sumo pontífice, que teve uma infecção pulmonar que provocou os estágios iniciais de insuficiência renal. “A noite passou bem, o Papa dormiu e está descansando”, diz o comunicado do Vaticano.
No final de domingo, médicos relataram que exames de sangue mostraram insuficiência renal inicial, mas que o quadro estava sob controle. Eles disseram que Francisco permanecia em estado crítico, mas que não havia experimentado nenhuma crise respiratória adicional desde sábado (22).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O Santo Padre, que segue internado no hospital Gemelli em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, continua recebendo tratamento intensivo e terapia com oxigênio de alto fluxo.
De acordo com o comunicado do Vaticano, o Papa foi submetido a transfusões de sangue com unidades de hematologia concentrada, o que resultou em um retorno positivo na hemoglobina. A plaquetopenia, que é a diminuição das plaquetas no sangue, se manteve estável. No entanto, os médicos continuam monitorando de perto o quadro, que inclui uma infecção polibacteriana e pneumonia bilateral, o que exigiu cuidados intensivos e constantes avaliações.
“O Santo Padre continua vigilante e bem orientado. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça reservado”, afirma o boletim médico divulgado no sábado. “Nesta manhã, no apartamento do 10º andar, ele participou da Santa Missa na companhia de quem cuida dele nesses dias de hospitalização.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em sua primeira mensagem escrita desde a internação, o Papa Francisco reafirmou sua confiança no tratamento e nas orações de fiéis de todo o mundo. O texto foi divulgado durante a tradicional oração do Angelus dominical. Na mensagem, ele destacou a importância do descanso como parte fundamental de sua recuperação.
“Da minha parte, continuo com confiança na minha hospitalização (…) seguindo com os tratamentos necessários; e o descanso também é parte da terapia!”, escreveu o Pontífice, que completou 88 anos em dezembro de 2024.
Com informações de Estadão Conteúdo
Leia também | “Continuo com confiança”, diz Papa Francisco em mensagem de fé após internação
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<