A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 12, e as universidades brasileiras ocuparam posições no ranking de melhores instituições por curso
Saiba quais são os cursos brasileiros que estão no Top 50 em ranking mundial
O Brasil aparece 12 vezes na nova edição do “QS World University Rankings”, que elege as melhores universidades do mundo. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 12, e as universidades do Brasil ocuparam posições no ranking de melhores instituições do mundo por curso – em dois deles, teve mais de uma representante: Odontologia e Engenharia de Petróleo.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais citada. Em Odontologia, ganharam destaque também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Já em Engenharia do Petróleo, além da USP, foi citada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Curso de Odontologia
– Universidade de São Paulo (USP): 13º lugar;
– Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 26º lugar;
– Universidade Estadual Paulista (Unesp): 39º lugar.
Engenharia de Petróleo
– Universidade de São Paulo (USP): 9º lugar;
– Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 40º lugar.
Outros cursos, em que a USP foi a única colocada
– Antropologia: 25º lugar;
– Arqueologia: 43º lugar;
– História da Arte: entre 21º e 50º lugar;
– Engenharia Mineral: 33º lugar;
– Política: 50º lugar;
– Educação Física: 39º lugar;
– Enfermagem: 47º lugar.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
De acordo com a QS World University Rankings, foram analisados 21 mil melhores programas acadêmicos de mais de 1.700 universidades do mundo, em cem países, incluindo o Brasil. Os critérios envolvem reputação e produtividade acadêmica, citações em pesquisas, reputação entre empresas empregadoras e diálogo com instituições internacionais.
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liderou o ranking de cursos em todas as áreas de conhecimento – Ciências Sociais e Gestão, Ciências Naturais, Ciências da Vida e Medicina e Artes e Humanidades -, com exceção da área de Tecnologia e Engenharia, liderada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
“Países do leste asiático como Coreia do Sul, China continental e Hong Kong viram melhorias notáveis de suas universidades, enquanto também houve um crescimento notável no número de instituições classificadas da Ásia Ocidental e da região Árabe”, diz a QS. Na América Latina, o Brasil lidera em número de citações.
No ranking de melhores universidades em termos gerais, principal categoria da seleção, o MIT ficou em primeiro lugar, com reputação acadêmica nota 100. Em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar ficaram Imperial College London (Reino Unido), Universidade de Oxford (Reino Unido), Harvard (EUA) e Universidade de Cambridge (Reino Unido), respectivamente.
Leia também | Seis kg de cocaína são apreendidos no Aeroporto de Fortaleza nesta quarta-feira (12)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Triatleta morre afogada durante Campeonato Cearense de Aquathlon, em Fortaleza

Reconhecimento facial estreia na Arena Castelão com captura de foragido

Incêndio de grandes proporções destrói fábrica de calçados em Maracanaú
