O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na noite desta terça-feira que espera que a China chegue a um acordo eventualmente com os americanos
Casa Branca publica emenda com mudança que eleva tarifa recíproca da China
A Casa Branca publicou emenda formalizando as alterações nas tarifas recíprocas que incidem sobre bens importados da China. No documento, a tarifa recíproca para o país asiático é atualizada de 34% para 84%, com aplicação em 9 de abril. Trump já tinha aplicado tarifas de 10% para a China em fevereiro. Em março, o presidente impôs outros 10%.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na noite desta terça-feira que espera que a China chegue a um acordo eventualmente com os americanos, após reafirmar tarifas de 104% sobre as importações do país asiático a partir desta quarta-feira (9). A ordem executiva também eleva a tributação sobre itens “de minimis”, de baixo valor, advindas da China.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Disputa tarifária entre Estados Unidos e China
Na semana passada, Trump anunciou taxa linear de 10% para todos os países que exportam aos EUA (válida para o Brasil) e outra, maior, que vai a 34% no caso da China. O governo chinês retaliou os EUA com o mesmo porcentual, o que levou o presidente americano a fazer uma ameaça de que dobraria a aposta: “Se a China não retirar seu aumento de 34% (…) até amanhã (terça), 8 de abril de 2025, os Estados Unidos imporão tarifas adicionais de 50% à China, a partir de 9 de abril”, escreveu ele, na Truth Social. Considerando o total de tarifas já anunciadas, a sobretaxa imposta à China iria a 104%.
Apesar de dirigentes do bloco reiterarem a disposição de negociação, a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, propôs ontem a adoção de tarifas sobre uma série de produtos dos EUA, ainda em resposta às medidas adotadas por Trump contra o aço e o alumínio. A lista final e os níveis de tarifas, segundo a instituição, serão colocados em votação amanhã.
Em entrevista no fim do dia na Casa Branca, Trump não só rechaçou a hipótese de recuar de sua estratégia no curto prazo como também indicou que parte das medidas poderia se tornar permanente. “As tarifas podem ser permanentes ou submetidas à negociação”, disse ele, ressaltando que só aceitará acordos “justos”.
Com informações de Estadão Conteúdo
Leia também | Habitafor mudará de endereço a partir do dia 22 de abril; confira o novo local
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Curso gratuito de criação de jogos com apoio do Google tem inscrições prorrogadas até 30 de abril no Ceará

Senador protocola projeto para limitar valor da energia comprada pelo Brasil de Itaipu

Bolsonaro apresenta piora clínica e permanece na UTI sem previsão de alta
