EM ENTREVISTA

Janja se emociona e lembra apoio do papa Francisco a Lula durante prisão do petista

Segundo Janja, Lula passou a segunda-feira, 21, pensativo, após a morte do pontífice, sentindo que “perdeu um amigo querido e um companheiro de caminhada”

Compartilhe:
23 de abril de 2025
Estadão Conteúdo

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se emocionou ao relembrar que o papa Francisco trocou cartas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquanto o petista esteve preso em Curitiba (PR). Segundo Janja, Lula passou a segunda-feira, 21, pensativo, após a morte do pontífice, sentindo que “perdeu um amigo querido e um companheiro de caminhada”.

Janja se emociona e lembra apoio do papa Francisco a Lula durante prisão do petista
Foto: Ricardo Stuckert/PR

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

“O papa falava bastante sobre a prisão política (de Lula). Não por acaso, a primeira viagem que meu marido fez ao sair da prisão foi para ir ao encontro do papa”, disse a primeira-dama em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta terça-feira, 22.

Janja contou que o período da prisão foi especialmente doloroso para Lula, agravado pela perda do neto, Arthur Araújo Lula da Silva, em 2019, aos sete anos de idade. “Ele (Lula) decidiu escrever ao líder espiritual”, disse.

A resposta de Francisco, segundo ela, teve um impacto profundo no petista. “A mensagem do papa Francisco naquela circunstância foi fundamental para ele saber que estava no caminho certo, da busca (pelo reconhecimento) da inocência”, afirmou Janja.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“E um filme foi passando na minha cabeça porque, em fevereiro, eu tive um encontro com ele, bastante emocionante, que ocorreu depois que ele (Francisco) tinha saído do hospital”.

Janja se referiu ao encontro com o papa em 12 de fevereiro deste ano em audiência no Vaticano. Na época, a primeira-dama disse ter agradecido ao pontífice pelas orações pela saúde de Lula e conversado com ele sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a Cúpula de Líderes do G-20, no Rio de Janeiro, em 2024.

A primeira-dama afirmou ainda na entrevista que o mundo perdeu “um líder importante, não apenas espiritual, mas político, de ação voltada para o bem de todos”.

Papa Francisco morreu, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano, às 7h35 (2h35 no horário de Brasília). A última aparição pública do pontífice foi da sacada da Basílica de São Pedro no domingo de Páscoa. Francisco desejou felicidades e abençoou, pela última vez, os milhares de fiéis reunidos no local.

Leia também | Elmano de Freitas apresenta Polo Automobilístico do Ceará em feira na China

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.