O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez elogios ao ministro da Educação, Camilo Santana durante um evento no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (31). Lula exaltou os resultados obtidos na educação do Ceará destacando as aprovações de estudantes do estado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
“Vocês perceberam que, aqui, o Ceará foi citado muitas vezes. Não sei se é porque as escolas de lá são melhores, se os professores são melhores. O dado concreto é que 40% dos alunos que entram no ITA estudam no Ceará”, declarou o presidente durante a sanção da lei que institui o programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).
Especificamente sobre Camilo, Lula ressaltou o trabalho do ministro, que foi apontado ainda como o 4° mais bem avaliado por congressistas segundo uma pesquisa recente.
“Já falei uma vez que (Fernando) Haddad foi o melhor ministro da Educação que eu tive, agora, pelo que estou vendo, o Haddad precisa se preparar, porque acho que ele pode perder o pódio se você (Camilo) conseguir replicar um pouco disso, que é uma qualidade excepcional do Ceará”, declarou.
Lula diz a Camilo querer criar escola de matemática para “gênios”
Lula disse a Camilo que cogita a criação de uma escola específica para o ensino da matemática para o que ele chamou de “gênios”.
“Agora vamos fazer algumas coisas importantes. Estamos pensando, junto com Camilo, em criar uma escola especial de matemática para acolher nossos gênios. As pessoas que são gênios vão sair das olimpíadas e ter um lugar para estudar”, afirmou, sem dar detalhes do projeto.
Fortaleza terá Escola de Saúde Pública para capacitar novos profissionais
Fortaleza terá a primeira Escola de Saúde Pública municipal. O projeto de implantação do equipamento de ensino e pesquisa foi apresentado pelo prefeito José Sarto, nesta segunda-feira (31). A expectativa é que as atividades iniciem em outubro. O objetivo do equipamento é capacitar uma nova geração de profissionais e proporcionar avanços para a saúde pública, a medicina e a ciência.
A escola ficará localizado no local do antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Praia de Iracema, que passará por obras para adequação, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil nessas intervenções. “A obra, além de requalificar esse prédio, vai ajudar a melhorar ainda mais a revitalização da Praia de Iracema. O prédio precisará passar por alguns ajustes, de acessibilidade, combate a incêndio e divisórias das salas, mas são intervenções simples, e devem ser finalizadas em cerca de três meses”, explicou Samuel Dias, titular da Infraestrutura.
O equipamento contará com modernos laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios, biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores.
Leia também| Camilo Santana anuncia implantação de campus do IFRJ no Complexo do Alemão
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<