O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na manhã desta terça-feira (1º), o projeto de lei 3.643/15, de autoria do deputado federal e líder do governo José Guimarães que reconhece o transporte de pau de arara como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.
“Sancionei hoje a lei que reconhece a tradição do uso do ‘Pau de Arara’ em romarias religiosas como patrimônio cultural e imaterial do Brasil”, escreveu Lula na legenda de uma publicação nas redes sociais em que aparece segurando uma miniatura do transporte pau de arara.
Comitivas do município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, e do município de Canindé, na região do Sertão Central, estiveram no evento junto com líderes religiosos, prefeito, ex-prefeito.
Os dois municípios cearenses são conhecidos internacionalmente pelas romarias ao Padre Cícero, em Juazeiro, e São Francisco de Assis de Canindé.
“Os paus de arara fazem parte da cultura desses locais. O próprio presidente Lula contou que migrou de pau de arara ao sair do nordeste”, disse Guimarães.
“O romeiro às vezes espera o ano inteiro para visitar o Horto, em Juazeiro do Norte, e pagar uma promessa de cura, um pedido que foi feito e foi atendido, e para isso ele utiliza um pau de arara”, acrescentou.
A solenidade com o Presidente da República teve a presença de representantes da Diocese do Crato, e também da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Participaram também o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra; do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Fernando Santana; vice-prefeito de Canindé, Professor Ilomar e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.
Leia também | Lei Paulo Gustavo tem adesão de 98% dos municípios, diz Ministério da Cultura
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<