Cúpula da Amazônia

Lula afirma que Declaração de Belém vai ser plano de ação detalhado e abrangente

A afirmação foi dada nesta terça-feira (8) durante a Cúpula da Amazônia, realizada em Belém.

Compartilhe:
8 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Declaração de Belém a ser adotada por chefes de estado dos países amazônicos vai ser um plano de ação detalhado e abrangente para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A afirmação foi dada nesta terça-feira (8) durante a Cúpula da Amazônia, realizada em Belém.

Lula afirma que Declaração de Belém vai ser plano de ação detalhado e abrangente
Foto: Ricardo Stuckert/PR

“A declaração presidencial desta cúpula mostra que o que começamos em Letícia e agora consolidamos em Belém não é apenas uma mensagem política: é um plano de ação detalhado e abrangente para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Ela não é e não pode ser tratada como um grande depósito de riquezas. Ela é uma incubadora de conhecimentos e tecnologias que mal começamos a dimensionar. Aqui podem estar soluções para inúmeros problemas da humanidade – da cura de doenças ao comércio mais sustentável. A floresta não é um vazio a ser ocupado, nem um tesouro a ser saqueado. É um canteiro de possibilidades que precisa ser cultivado”, disse.

Antes de participar da Cúpula da Amazônia, Lula visitou Letícia, na Colômbia, em julho para a reunião técnico-científica dos países da Amazônia. Na ocasião, ele defendeu o fortalecimento da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e de outros mecanismos de controle social, como o Parlamento Amazônico, além de instâncias científicas e de monitoramento da floresta para orientar políticas públicas.

Nesta terça-feira, o presidente reforçou que, além do cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade da Amazônia, é preciso cuidar das 50 milhões de pessoas que vivem em seu território.

O governo também está comprometido em zerar o desmatamento até 2030 e, para isso, aposta em uma transição econômica para a região, baseada na industrialização e infraestrutura verdes, na sociobioeconomia e nas energias renováveis.

“Para resolvermos os problemas da região, precisamos reconhecer que ela também é um lugar de carências socioeconômicas históricas. Não é possível conceber a preservação da Amazônia sem resolver os múltiplos problemas estruturais que ela enfrenta. A Amazônia é rica em recursos hídricos, mas em muitos lugares falta água potável. A despeito da sua grande biodiversidade, milhões de pessoas na região ainda passam fome. Redes criminosas hoje se organizam transnacionalmente, aumentando a insegurança por toda a região”, disse Lula.

Centro de operação policial vai enfrentar crimes na Amazônia

Lula adiantou que na área de segurança, será estabelecido, em Manaus, um centro de cooperação policial internacional para enfrentar os crimes que afetam a região.

O novo plano de segurança para a Amazônia vai criar 34 novas bases fluviais e terrestres, com a presença constante de forças federais e estaduais, além do apoio das Forças Armadas na faixa de fronteira. No futuro será criado um sistema integrado de controle de tráfego aéreo na região amazônica.

A Cúpula da Amazônia reúne os países da OTCA, organização criada em 1978, que estava há 14 anos sem uma reunião. Formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, a OTCA forma o único bloco socioambiental da América Latina.

Cúpula da Amazônia

O presidente afirmou que a “história da Amazônia será medida entre antes e depois” da cúpula, que é realizada em Belém, e reúne representantes dos oito países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). São eles:

  • Bolívia
  • Brasil
  • Colômbia
  • Equador
  • Guiana
  • Peru
  • Suriname
  • Venezuela

O evento foi idealizado pelo governo brasileiro e tem como principal objetivo fortalecer a OTCA.

Leia também| Porto do Pecém embarca mais de 72 mil toneladas de placas de aço em um único navio

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.