Muita gente, mas muita mesmo, me pergunta sobre os carros elétricos. Qual autonomia, como faz pra recarregar, quais tomadas, qual preço de um veículo elétrico no Brasil… e também no exterior.
Mas antes de cansar você com opiniões técnicas, vou responder logo a pergunta título: não, seu futuro carro não será elétrico.
No Brasil, mas também nos principais países do mundo, a infraestrutura necessária para tornar os elétricos uma maioria na frota ainda está num futuro distante. E no Brasil ainda mais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Vamos começar pelo bolso. No Brasil o carro elétrico mais “barato” custa R$ 203.678, e é o RENAULT Zoe. Preço de carro premium né? Classe média não tem condições de ter um carro desses.
Outras questões: aqui em Fortaleza poucos são os locais públicos que tem postos de recarga. O shopping Iguatemi tem, uma universidade particular também… mais algum local?
Além disso, a maioria das tomadas nas garagens tem de ser adaptadas, e quem vai pagar a conta? O condomínio? O dono do carro tem de ter sua própria estação elétrica. As baterias são grandes e caras. A matéria prima de lítio e cobalto vêm de países como Bolívia, Argentina, Chile, Rússia e Congo. Percebeu aí a dificuldade?
Enfim, são muitas questões ainda a resolver, bem como nosso parque industrial automotivo todo focado em motores a combustão, com as peças necessárias ao funcionamento, muitas delas que com carros elétricos são desnecessárias.
Seu futuro carro não será elétrico. Mas o do seu neto vai ser. Mesmo que ele use só por compartilhamento ou por aluguel. Se o Brasil – e aí incluo iniciativa privada e governos – não avançar nessas questões, baixando impostos e também capacitando profissionais nessa área, vamos perder mais ainda a corrida em estar na frente.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Leia também