Você é aquela pessoa que enche seu carro de trecos, objetos e coisas que muitas vezes nem precisa, ou nunca usa? Aqui dicas do que levar sempre no veículo e o que não levar; lembrando que quanto mais coisas levar no veículo, o peso aumenta e vai gastar mais combustível e forças mais os pneus e os freios
1. Remédios
Não deixe. Os remédios são itens extremamente sensíveis à luz e à temperatura. Muitos medicamentos perdem seu efeito, ou até mesmo se tornam nocivos à saúde, após receberem muito calor. Caso você precise andar com remédios, é mais recomendado que os carregue na mochila ou na bolsa.
2. Garrafas PET de água
Não deixe. Por mais que seja importante se manter hidratado, não é recomendado andar com garrafas PET dentro do veículo. Isso porque elas podem agir como uma lupa e fazer com que o estofamento dos bancos se incendeie. Além disso, as garrafas PET, sob altas temperaturas, liberam substâncias tóxicas para a saúde humana. Portanto, é mais recomendável utilizar garrafas de alumínio, que além de não terem as substâncias tóxicas, reduzem o descarte e ajudam a manter a temperatura da água.
3. Guarda-chuva
Deixe. Quem nunca saiu de manhã e, ao ver o céu limpo, decidiu não levar o guarda-chuva e se arrependeu no fim do dia? Pensando nisso, é interessante ter um guarda-chuva, que pode ser compacto e leve, no seu carro. Afinal, ninguém quer chegar em casa ou no trabalho encharcado após um banho inesperado de chuva.
4. Kit de ferramentas básicas
Deixe. Neste ponto é preciso atenção. Não é para transformar seu carro em uma oficina sobre rodas. Porém, é sempre importante ter um pequeno kit de ferramentas que podem ajudar o motorista a resolver pequenos problemas antes que consiga ir a um mecânico. Algo como um alicate, uma chave de fenda e um rolo de fita isolante já é o suficiente.
5. Kit de primeiros socorros
Deixe. Não é preciso transformar o carro em uma enfermaria, mesmo porque, como dito anteriormente, não é recomendável deixar remédios no carro. Porém, curativos, esparadrapos e algodão podem auxiliar tanto você quanto alguém que precise de ajuda na rua.
6. Isqueiros, aerossóis e objetos inflamáveis
Não deixe. Os sprays aerossóis e isqueiros são objetos inflamáveis e, portanto, não combinam com o calor que pode ficar no interior do veículo. Com o aumento da temperatura, esses itens podem entrar em combustão. Então, eles não devem ficar por muito tempo dentro do carro.
7. Equipamentos eletrônicos
Não deixe. Os equipamentos eletrônicos, como smartphones e computadores notebooks, não são muito amigos de altas temperaturas. Portanto, deixá-los dentro do veículo pode danificar esses objetos, podendo inclusive causar danos permanentes. Sem contar que esses equipamentos são ótimos alvos para os ladrões.
8. Suporte e carregador para celular
Deixe. Hoje em dia, o celular funciona como um computador de bordo para muitos motoristas. Ele pode te ajudar a driblar o trânsito, indo pelo caminho mais rápido ou também fazer com que você ouça sua playlist favorita. Porém, é importante que o celular não te atrapalhe enquanto você dirige. Afinal, é uma infração de trânsito mexer no celular ao volante. Por isso, ter um suporte de celular que facilite a visualização da tela é fundamental, assim como um carregador de celular.
9. Objetos de valor
Não deixe. Objetos de valor, como carteiras, dinheiro, cartões de crédito e malas são, mais uma vez, um grande chamariz para os bandidos. Desta forma, não devem ser deixados no veículo e sim, estarem sempre junto dos seus proprietários.
10. Máscara descartável e álcool gel
Deixe. Em 2020, fomos surpreendidos pela pandemia do coronavírus e pelas novas regras de convivência. Portanto, ter algumas máscaras descartáveis no seu veículo pode auxiliar bastante, já que, atualmente, não podemos entrar em lugar algum sem o uso delas. Portar um frasco de álcool gel também é recomendável.