Honda deu duas más notícias e uma boa ao mesmo tempo. A primeira má notícia: aposentou o Fit, um excelente carro, espaçoso, econômico e com muitos fãs. Outra ruim: o sedan Civic não será mais fabricado no Brasil, virá importado apenas e com motorização híbrida – o que, com certeza, vai resultar em aumento de preço.
Mas nem tudo está perdido. Ao mesmo tempo em que lançou a quinta geração (terceira no Brasil) do sedan City, apresentou também o City hatch.
O inédito City hatch substitui o Fit. Carro só chega nas concessionárias em março de 2022 e preço oficial não foi revelado.O sedan custa entre R$ 108.300 e 123.100, todos com câmbio automático CVT de sete marchas, a partir de janeiro.
A Honda informa que ele cresceu em todas as dimensões, mas a distância entre eixos (2,60 m) continuou a mesma. Em relação ao City anterior ficou 5,3 cm mais largo e 9,4 cm mais longo, porém perdeu um pouco de espaço no porta-malas (519 litros; antes 536 litros somando volume abaixo da tampa do assoalho).
O motor é aspirado e novo, tem bloco e cabeçote em alumínio, agora com injeção direta e duplo comando de válvulas com controle variável em admissão e escape, tuchos hidráulicos (finalmente…) manteve os 1.497 cm³ de cilindrada e ganhou 9% na potência: 126 cv (gasolina ou etanol).
Outro detalhe bacana em relação a segurança: carro tem seis airbags de série nas três versões.
No dia 8 de dezembro vou fazer o test drive completo do Novo City em São Paulo e mostro para vocês.