O Fiat Strada ganhou um câmbio automático que terá como foco os clientes da cidade e que almejam mais conforto para esse segmento.
A picape automática será oferecida em duas versões, sempre com cabine dupla: Volcano, que mantém a opção de transmissão manual; e na inédita topo de gama Ranch – com uma estratégia absorvida pela irmã maior, a Toro.
O modelo agregou um câmbio CVT de sete velocidades simuladas ao motor FireFly 1.3 de 107 cv de potência e 13,7 kgfm com etanol e 98 cv e 13,2 kgfm quando abastecido com gasolina – atendendo a legislação do Proconve PL7.
Com as versões, a Fiat espera aumentar as vendas em 10% da picape, que já é um dos carros mais vendidos do Brasil, com mais de 100 mil unidades até novembro.
A transmissão CVT oferece três modos de condução: Automático, Manual e Sport.
No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo.
O modo manual, como o próprio nome diz, permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio.
Já o modo Sport tem uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.