A Ford comemorou a produção de 40 milhões de picapes Série F nos Estados Unidos, mais um marco da linha que completou também 45 anos como a picape mais vendida e 40 anos como o veículo mais vendido da América do Norte.
O modelo histórico saiu da fábrica da Ford em Dearborn, Michigan, e não será exposto em um museu. Ele vai para um cliente do Texas e já começa a trabalhar, “porque é isso que as picapes Ford fazem”, diz um comunicado da marca.
A história pioneira da Ford em picapes começou em 1917, com a produção do Modelo TT, utilitário derivado do Modelo T – veja aqui. No Brasil, hoje a linha é representada pela Ranger, que em breve terá a companhia da nova Maverick.
A Série F surgiu após a Segunda Guerra, em 1947, quando a Ford aproveitou a experiência na construção de picapes militares para atender os americanos que se mudavam das áreas rurais para os centros urbanos, procurando trabalho e levando o gosto pelas picapes. A primeira geração da linha (1948-1952) ia da F-1 de meia tonelada à pesada F-8.
As maiores mudanças da atual geração, a 14ª, lançada em 2021, foram no interior, incluindo tela de 12” e seletor de marchas rebatível que transforma o console em mesa auxiliar.
As opções de motores vão do V8 5.0 e V6 com 2.7 e 3.5 litros a um turbodiesel 3.0, todos com transmissão automática de 10 velocidades. As próximas novidades da Série F são a versão híbrida PowerBoost e a elétrica F-150 Lightning, que abrem um novo capítulo na sua história.