'+ Auto

Alerta vermelho: Toyota anuncia que vai fechar fábrica no Brasil

Compartilhe:
8 de abril de 2022
André Marinho
Alerta vermelho: Toyota anuncia que vai fechar fábrica no Brasil

A Toyota do Brasil informou em comunicado a transferência da sua operação industrial de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior do Estado de São Paulo. Segundo a nota para a imprensa, a iniciativa tem por objetivo “buscar mais sinergia” entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.

Cerca de 550 funcionários trabalham na Fábrica

A mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023. “É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista”, informa a nota.

Atualmente, a planta de São Bernardo do Campo conta com cerca de 550 pessoas e é o local onde são produzidas peças que equipam modelos produzidos no Brasil, Argentina e Estados Unidos.

A fábrica da marca em São Bernardo do Campo foi aberta em 1962 e emprega cerca de 550 funcionários. A unidade produz componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), que servem aos modelos Etios, Yaris e Corolla, e exporta peças para os Estados Unidos, para montagem do motor do sedã Camry, segundo informações da empresa.

Com o fechamento da fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, o estado de São Paulo acumula nos últimos anos anúncios de fechamentos de três fábricas de veículos.

Antes do anúncio da montadora japonesa, a Ford anunciou o fechamento da fábrica em São Bernando do Campo, e a Mercedes-Benz, em Iracemápolis. Esta última foi vendida à chinesa Great Wall Motors.