Márcio de Lima Leite do grupo STELLANTIS (FIAT, JEEP, Peugeot, Citroen, dentre outras marcas) tomou posse como presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) na manhã desta segunda, dia 2 de maio.
Na posse, que contou com a presença em massa dos jornalistas automotivos e da imprensa da área econômica, ele defendeu a diminuição e até mesmo a extinção do IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), dentre outros assuntos, sempre reforçando em sua fala o “senso de urgência” para fazer o País avançar em temas como a reforma tributária, por exemplo.
O novo presidente da Anfavea estimou nesta segunda-feira em mais de 100 mil veículos o volume de produção de carros perdido neste ano por falta de componentes.
Na entrevista coletiva à imprensa, ele lembrou que, em 2021, as montadoras já tinham deixado de montar 350 mil veículos pela escassez de peças, sendo os componentes eletrônicos o principal item em falta nas linhas de montagem.
Biografia – Com 51 anos de idade, Márcio é Vice-Presidente de Assuntos Jurídicos, Tributários e de Relações Institucionais da Stellantisna América do Sul. Ele está há 21 anos nesse grupo empresarial – denominado Fiat até 2014, depois FCA (Fiat Chrysler Automóveis) a partir da fusão com o grupo Chrysler, e Stellantis desde janeiro de 2021, com a fusão da FCA com o grupo PSA. A Stellantis reúne 14 marcas, com destaque para Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram.
SETOR AUTOMOTIVO NO BRASIL EM NÚMEROS
*20% do PIB industrial
*1,2 milhão de empregos
*R$ 330 bilhões de faturamento
*Capacidade produtiva anual de 4,4 milhões de veículos
*Sétimo maior mercado mundial
*Oitavo maior produtor mundial
*Investimentos de R$ 105 bilhões até 2028
*98 mil empresas formam a cadeia produtiva do setor