A marca chinesa BYD está bem próxima de instalar uma fábrica no Nordeste, no estado da Bahia. Ela estaria interessada em parte do complexo industrial da Ford em Camaçari, BA, que deixou de produzir há mais de um ano. Segundo informações do jornalista Duda Godinho, da TV Auto Bahia, existe o interesse e negociações em andamento com o governo baiano.
O site Bahia Econômica publicou reportagem na terça-feira, 31, confirmando haver negociações avançadas e confirmando ser a BYD a empresa interessada. Segundo o portal AUTO DATA, Como o regime automotivo não está mais disponível para entrantes, apenas Stellantis e Baterias Moura gozam dos benefícios, e as conversas são mais complicadas e têm envolvido a Sudene, o DesenBahia e até uma participação maior do Estado.
O grupo empresarial chinês é responsável pela construção e operação de um VLT, sistema de transporte monotrilho, que ligará Salvador à ilha de São João, em contrato de R$ 1,5 bilhão. O governador Rui Costa esteve, no mês passado, na fábrica da BYD em Campinas, SP, de onde saem ônibus elétricos, para conhecer as instalações, o que é mais um indício das negociações. As informações e texto são do site AUTO DATA.
Ainda de acordo com o Bahia Econômica a BYD teria se interessado, primeiramente, em adquirir a fábrica da Ford do Taboão, em São Bernardo do Campo, SP, mas o negócio não avançou. E, possivelmente, os chineses não comprarão todo o complexo Ford em Camaçari, pois têm interesse em produzir modelos elétricos em uma estrutura menor.
Estou torcendo muito que tudo dê certo, pois o Nordeste perdeu duas fábricas de uma só vez: a Ford em Camaçari e a Troller, em Horizonte, no Ceará. E tomara que, em seguida, a BYD também compre a fábrica da Troller, aqui no Ceará.