A Nissan faz 22 anos de operação oficial no Brasil e, com o objetivo de conservar seu passado e celebrar seu compromisso com o futuro no país, criou o Memória Nissan.
O espaço fica localizado dentro do Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, e tem a meta de ser um local para preservar a história da marca no Brasil.
Depois de ter sido representada por empresas importadoras locais em diferentes momentos da história brasileira, com os primeiros registros de sua presença sendo do começo dos anos 1950, a Nissan se instalou de maneira oficial com uma filial no país no ano 2000.
O Complexo Industrial de Resende, onde é fabricado o Nissan Kicks, foi o lugar selecionado para a empresa passar a conservar seus veículos que marcam essa trajetória em território nacional.
O espaço Memória Nissan fica no prédio da fábrica de motores, local em que é produzido o motor 1.6 16V flexfuel do Nissan Kicks.
Nesta fase inicial, o acervo conta com cinco carros que marcaram a história mais recente da marca japonesa no Brasil e foram guardados por diferentes áreas da empresa.
Agora, esses veículos permanecem todos em um único lugar.
O acervo é fixo, e o espaço ainda vai contar com a realização de ativações especiais. Marcando a inauguração, um modelo raro de um utilitário Nissan Patrol dos anos 1950 está em exposição. Apesar de não ter as características totalmente originais, esse modelo representa os primórdios da Nissan no Brasil, décadas antes da empresa começar oficialmente suas operações no país.
Uma vez que o espaço fica dentro das instalações industriais da Nissan, neste momento, o Memória Nissan pode ser visitado pelos funcionários e em ações especiais para convidados feitas pela empresa.