Portal GCMAIS

Indústria automotiva chega a 70 milhões de automóveis

Setor aguarda medidas para aumentar vendas

Nesta semana a indústria atingiu a importante marca de 70 milhões de automóveis emplacados no Brasil. A contabilidade é feita desde 1957 pela ANFAVEA Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. 

O número inclui automóveis nacionais e importados. Não estão na conta comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em 1957, primeiro ano de registro histórico da entidade, foram vendidos 9.478 automóveis no país. A barreira de 100 mil emplacamentos/ano foi batida em 1962, e de 500 mil/ano em 1973.

Somente em 1994, primeiro ano do real como moeda, é que o marcado encorpou o suficiente para que mais de 1 milhão de automóveis fossem emplacados num mesmo ano. Em 2007 chegou-se a mais de 2 milhões, e rapidamente, em 2012, batia-se o atual recorde de vendas de automóveis em um ano: 3.115.223, volume que é o dobro do emplacamento médio dos últimos três anos de pandemia e crise de componentes.

40 milhões de veículos flex

Publicidade

40 MILHÕES DE FLEX VENDIDOS

Outro marco importante batido nesta semana foi o de 40 milhões de veículos flex emplacados no país, aí incluídos automóveis e comerciais leves. 

O número impressiona, já que os primeiros veículos que podiam usar gasolina e/ou etanol em qualquer proporção no tanque só chegaram ao mercado em 2003.

Rapidamente os flex ganharam a preferência do consumidor pela versatilidade de escolha na hora do abastecimento, e hoje representam cerca de 90% da frota de veículos leves circulante no país. 

 

Sair da versão mobile