As empresas de aluguel de carros compraram, ao longo do ano passado, o total de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, que representaram um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas pelo setor em 2021. O investimento em frota chegou a R$ 55,2 bilhões, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos lançado hoje, dia 23/03.
As 590.520 unidades compradas pelas locadoras significaram o recorde de 30,1% na participação do setor de locação no total de automóveis e comerciais leves vendidos durante o ano de 2022 no Brasil. Em média, o investimento das locadoras por unidade foi de R$ 93,6 mil.
No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a Stellantis ficou com o primeiro lugar, vendendo 35,8% (211,009 carros) do total comprado pelas locadoras em 2022. Em seguida, aparece a Volkswagen, com 16,6% (97.974 unidades). O modelo mais emplacado por locadoras em 2022 foi o VW Gol, com 45.796 unidades.
Pela primeira vez, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) também apresentou o recorte de compras em relação aos híbridos e elétricos. Em 2022, as locadoras emplacaram 3.309 unidades com tais motores, num crescimento de 88,9% na comparação com as compras de híbridos e elétricos feitas no ano anterior (1.751 veículos).
A expansão também aconteceu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. O setor terminou 2022 com 1.434.299 unidades na frota, que assim cresceu 26,2% em relação ao ano anterior. O total de híbridos e elétricos na frota das locadoras chegou a 5.684 unidades.
Na frota total do setor de locação, a Stellantis terminou 2022 em primeiro lugar, com 469.851 carros (32,7%). O grupo foi seguido pela Volkswagen, com 282.044 unidades (19,6%) e pela GM, com 195.133 (13,6%) na frota do setor.