Testei ontem o SUV Kia Stonic. Pense num carro estiloso, tecnológico e com baixo consumo de combustível e bom desempenho. Um de seus atributos, em versão única, é o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.
Percebi que o carro tem baixo consumo de combustível. Na cidade faz 13,3 km/l com 599 km de autonomia. E na estrada: 13,2 km/l com 594 km de autonomia, segundo o Inmetro.
Kia Stonic esta com bônus de fábrica de R$ 8 mil. De R$ 147.990 por R$ 139.990.
O motor à combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque máximo de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada.
Um dos carros mais modernos da categoria, o Stonic possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel, compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia às manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.
Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.
O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.
Carro tem pronta entrega na concessionária KIA ORION, de Fortaleza, que pertence ao Grupo Agências Peixoto, com 60 anos de mercado automotivo. A KIA ORION tem quase 20 anos de atuação no estado.
FICHA TÉCNICA
Motores: Híbrido MHEV com motor elétrico leve + motor Kappa 1.0 turbo a gasolina, 3 cilindros, injeção direta, variável na admissão e no escape, corrente
Potência a gasolina: 118 cv @ 6.000 rpm
Torque a gasolina: 17,1 kgfm @ 4.000 rpm
Potência combinada: 120 cv
Bateria: 48 Volts
Torque combinado: 20,4 kgfm
0 @ 100 Km/h em 10,4 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Transmissão: automatizada de 7 velocidades com embreagem dupla a seco
Tração: dianteira
Direção: elétrica com 10,4 m de diâmetro de giro
Freios: a disco nas quatro rodas
Suspensão: dianteira independente com MacPherson e eixo de torção na traseira
Pneus: 205/55 R17 sem estepe (com kit de reparo)
Tamanho: 4,14 m de comprimento / 1,84 m de largura / 1,70 m de altura
Entre-eixos: 2,58 m
Vão livre mínimo: 15 cm
Ângulo de entrada: 15,4°
Ângulo de saída: 30,4°
Tanque: 51 litros
Porta-malas: 325 litros
Carga útil: 424 kg
Peso: 1.256 kg
Importado com garantia de 5 anos
PREÇO: R$ 139.990 (Bônus de R$ 8 mil de fábrica – preço antes era R$ 147.990)