André Marinho
Coluna + Auto

Dia do automóvel: de gasolina a airbag, brasileiro ainda tem muita dúvida sobre carros

Quais carros são mais econômicos? Qual a diferença entre motor a gasolina e a diesel?

Compartilhe:
13 de maio de 2023
André Marinho

O brasileiro é tão apaixonado por carros que tem até uma data para celebrar o seu dia, 13 de maio. O Brasil hoje tem uma frota de mais de 115 milhões de veículos, que vem crescendo 2% ao ano. Embora estejam presentes no dia a dia de milhões de pessoas, os automóveis ainda geram dúvidas para muitas pessoas.

Dia do automóvel: de gasolina a airbag, brasileiro ainda tem muita dúvida sobre carros
Carros brasileiros

1 – Quais são os carros mais econômicos?
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) lança todo ano uma lista com os automóveis mais econômicos disponíveis no mercado brasileiro. Essa lista se baseia no programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV, uma tabela que reúne dados de eficiência energética dos automóveis novos, sendo eles: emissão de dióxido de carbono e consumo de combustível em ciclo urbano e rodoviário. É importante lembrar que a entrada no programa é voluntária, então não há dados de todos os carros presentes no mercado. A lista completa dos carros mais econômicos pode ser consultada aqui

locadora-carros

Brasileiro tem dúvidas sobre carros

2 – Qual o melhor motor? A gasolina ou a diesel?
Assim como o motor a diesel, o motor a gasolina também funciona em quatro etapas, que são admissão, compressão, combustão e escape. A grande diferença entre eles está na etapa de combustão, uma vez que no motor a diesel acontece somente com a compressão. Já no motor a gasolina, a combustão ocorre em virtude da compressão e da faísca que este processo proporciona através da vela. Dependendo de qual for o objetivo com o veículo, existem algumas questões para se levar em consideração:

Consumo: os veículos a diesel rendem mais do que os que utilizam a gasolina.

Preço do motor: o motor a diesel é mais caro, pois envolve mais tecnologia para ser montado.

Preço médio do combustível: hoje, o valor do diesel no Brasil é maior do que o da gasolina. Mas é importante ter em mente que esse cenário pode mudar ou não com o tempo. Nem sempre o preço vale a pena — hoje, no Brasil, o diesel custa em média cerca de R$5,77 e a gasolina R$5,50 dependendo do estado.

Motor gasolina ou diesel?

Durabilidade: o motor a diesel dura mais tempo do que o motor a gasolina, devido à sua robustez. É importante lembrar que o motorista deve fazer sua parte e tomar os devidos cuidados com o veículo, o que garante também uma boa revenda.

Manutenção: por ter tecnologia mais avançada do que o motor a gasolina, o motor a diesel tem manutenção mais cara.

Velocidade: para os condutores que preferem automóveis com mais performance e velocidade alta, os veículos cujo motor funciona a gasolina são as melhores opções. Isso ajuda a explicar porque os veículos de carga, máquinas agrícolas e de transporte coletivo de passageiros funcionam a diesel.

3 – O que são airbags e como funcionam?
O airbag é um dispositivo de segurança que é acionado quando o veículo sofre um grande impacto, para isso são usados múltiplos sensores para calcular a desaceleração do veículo e quais airbags serão ou não disparados. No caso dos airbags frontais, o objetivo é evitar que os corpos dos passageiros atinjam o volante, painel ou para-brisa do automóvel. O dispositivo só é acionado corretamente quando os ocupantes do veículo estão com cinto de segurança afivelado, pois a decisão do disparo é feita em uma fração de tempo pelos computadores do carro. Desde 2014, os carros zero-quilômetro são obrigatoriamente vendidos no país possuindo esse equipamento.

alugar-carro-cnh-digital

Airbag e freio ABS; obrigatórios por lei

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.