Você já teve um carro com câmbio automático? Não? Pois saiba que carros com câmbio manual estão com os dias contados no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela S&P Global, nos últimos dez anos, o volume de veículos vendidos com algum tipo de câmbio automático no Brasil saltou de cerca de 15%, em 2012, para mais de 60%, em 2022.
O fator principal que leva o consumidor a adquirir carros com câmbio automáticos é a busca pelo seu conforto ao dirigir. Além disso, carros de entrada, como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20, dentre outros têm opção de câmbio automático.
Com o avanço constante da indústria automotiva, naturalmente vai ocorrer uma provável redução nos preços dos veículos automáticos e na tecnologia das transmissões, trazendo além do conforto, economia no consumo de combustível.
Além disso, segundo previsões da Bright Consulting, em 2030 o câmbio manual estará presente em apenas 5% dos carros vendidos no Brasil, aumentando ainda mais a tendência pelos veículos automáticos.
Indo de encontro a esta ideia, já é possível afirmar que, em breve, o câmbio manual será voltado apenas a alguns nichos de mercado, como carros esportivos, ou ainda, serão comercializados em concessionárias apenas sob demanda.
Então, se eu fosse você na próxima escolha a opção deve ser carro com câmbio automático, você não vai querer outra vida nas ruas depois dessa decisão.