Portal GCMAIS

Guepardo: UTV feito no Brasil e no Ceará

Guepardo UTV/URV

Já está na reta final de testes para lançamento do novo veículo off-road brasileiro: o Guepardo. Ele é mais que um UTV. Ele é um URV! A NOVA MARCA DE VEÍCULOS OFF ROAD DO CEARÁ (Adventures Off Road) está preparando o novo Guepardo e seus engenheiros já me revelaram a ficha técnica.

Perfil do UTV Guepardo

Ele virá com opção de 4 ou 2 lugares, e será também o primeiro veículo desse nível a ter como opcional o ar condicionado, teto solar e vidros laterais. O motor é Volkswagen, turbo, 1.6l, a gasolina, com 121 cv a 5250 RPM. Torque 181 Nm a 2500 RPM. O câmbio é manual, com cinco velocidades, mais a ré.

>>>Saiba mais em Coluna Mais Auto no GCMAIS <<<

Quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer testes também em pistas no Interior de Minas Gerais.

Publicidade

O SITE DO GUEPARDO JÁ PODE SER CONFERIDO: https://adventuresoffroad.com.brA previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e início da pré-venda para o público.

Imagem do site do Guepardo

MAIS QUE UM UTV: O GUEPARDO É UM URV

Mas o detalhe é que o GUEPARDO É MAIS QUE UM UTV. Ele é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário).

Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.”

O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados. Veja vídeo e ficha técnica ao final.

Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).

Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

FICHA TÉCNICA: Guepardo

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg

Conheça os ex-engenheiros da Troller:

1) Moacir Braga: com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

2) Thiago Holanda: Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

4) Carlos Renato: Engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. Responsável pelos cálculos estruturais do veículo.

Sair da versão mobile