A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, no dia de hoje, o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana. Com isso, a fábrica da marca chinesa BYD, que terá na verdade três unidades fabris no estado pode ter início.
Em junho desse ano, o Governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, confirmou fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A primeira fábrica de carros elétricos do Brasil promete gerar ao menos 1.200 empregos e um investimento de ao menos R$ 3 bilhões.
Tudo indica que o primeiro veículo a ser fábrica no Brasil será o Dolphin, que é hoje o carro elétrico mais barato do País, por 149.800 reais. Mas também deve ser montado aqui no Brasil o SUV híbrido Song Plus.