Andre Rabelo

Mais vale um quilo de ação do que uma tonelada de teoria

Compartilhe:
1 de dezembro de 2021
André Rabelo

Diante de uma realidade atual em que as pessoas buscam, incansavelmente, ter suas liberdades profissionais, financeiras e econômicas, acabam esquecendo de colocarem em prática o que já se têm de conhecimento.

Mais vale um quilo de ação do que uma tonelada de teoria

Todos nós temos conhecimento suficiente para aplicar em algo, seja um pequeno negócio ou algo maior, mas a grande verdade é que temos sim algum tipo de conhecimento para fazer acontecer.

É muito comum que nessa busca diária pelo sucesso possamos vir a sentir frio na barriga diante do novo, seja devido a um novo emprego, um novo negócio ou até mesmo uma transição para essa tão sonhada busca pela liberdade financeira. A boa notícia é que o frio na barriga é muito importante, pois é essa sensação que pode ajudar a fazer a chave virar e ao mesmo tempo, é esse “medo” que nos controla, que nos faz ser mais prudente e a respeitar os limites.

Já aconteceram muitos casos onde as pessoas me procuraram com esse desejo de se libertarem da ‘CLT’ para empreender, serem donos do próprio negócio. Acho isso muito legal, mas o que mais me assusta é quando a pessoa está tão encorajada e sem nenhum medo dessa transição, e mais ainda, a grande maioria desses pessoas nunca empreendeu, nunca teve uma experiência com algo de alto risco e nem muito menos tem alguma noção de gestão.

A capacitação antecede a ação! Se preparar para agir é um grande diferencial, porém não podemos nos sabotar e acreditar que precisamos passar a vida inteira nos preparando e sempre procrastinando a ação, pois é melhor feito do que perfeito!

A oportunidade é o ar que passou, quem respirou pegou. Estarmos preparados para as oportunidades é tão importante quanto estarmos preparados para agirmos.

Vou compartilhar com vocês algo que aconteceu comigo, em meados de 2013, uma oportunidade. Uma pessoa me ofereceu um negócio na aérea de combustível, seria uma revenda de combustível na cidade. Lugar muito bom, mas meu grande problema seria o capital financeiro e o conhecimento que eu não tinha.

Dessa grande oportunidade eu pedi sete dias para dar uma resposta. Nesse período, criei uma estratégia para o aporte financeiro e busquei o mínimo possível para tocar o negócio. Consegui entender que para tudo aquilo que não era do meu conhecimento, eu poderia contratar alguém para fazer. O que preciso ser perito é na gestão do negócio, independente do produto ou seguimento, você está pronto para fazer a diferença! Foi arriscado? Sim! Mas não há vitórias sem riscos. Eu sentia que daria certo e foi o que aconteceu. Segui minha intuição, meu feeling, busquei as soluções que tinha e coloquei em prática.

Isso acontece comigo sempre. Me deparo com pessoas super capacitadas, posso dizer qualificadíssimas, porém adormecidas, paralisadas e com uma ideia equivocada, acreditando ainda que não estão preparadas. Asim como me deparo com pessoas sem qualificação, muitas vezes sem noção nenhuma do seguimento ao qual está iniciando, mas ao andar da carruagem percebemos o quanto tudo se ajusta e tudo acontece!

Você está decido a realizar algo e está disposto a buscar uma mudança de vida independente da sua condição ou capacidade? Se sim, certamente vai definir seu futuro, porque mais vale o que eu acredito do que o que eu sei.

O nosso poder está nas nossas ações!

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.