Ícone do site Portal GCMAIS

Imóveis; o maior propulsor de multiplicação de riqueza e patrimônio da atualidade

Passamos a vida inteira ouvindo essa antiga expressão: ”Quem compra terra não erra”. Não conheço outra frase tão atemporal como essa. No passado, a forma das pessoas garantirem seu futuro era comprando imóveis e terras, com isso, o seu patrimônio ficava seguro e protegido de qualquer má sorte, fosse ela alguma crise financeira, instabilidade econômica, ou qualquer outra situação difícil que pudesse acontecer. Assim, o patrimônio ficava preservado resistindo por várias gerações, até mesmo hoje funciona assim. Quantos grandes milionários tiveram suas fortunas multiplicadas através de bens imóveis, podemos citar como grande exemplo, o investidor imobiliário e multimilionário Bill Gates (Microsoft). Gates é o maior proprietário de terras rurais dos EUA, possuindo mais de 100 mil hectares, localizados principalmente nos estados de Louisiana, Arkansas, Nebraska e Arizona.

 

Vantagens em investir em imóveis

 

Multiplicação de patrimônio: é um dos principais motivos. Muitas pessoas buscam comprar empreendimentos residências ou comerciais ainda na planta, pois, sabidamente, esta é uma forma de se obter a valorização após a entrega das chaves. Outro caso é através de leilão, onde investidores especializados em imóveis analisam o risco e a possibilidade de lucrar alto comprando imóveis bem abaixo do valor de mercado e vendendo pelo preço real, pois em sua grande maioria, nas aquisições em leiloes os percentuais são muito abaixo dos valor de mercado podendo, variar entre 30% a 80% de abaixo do valor de mercado, apesar do grande risco agregado.

Publicidade

 

Renda; existe outro perfil de investidor, que não tem uma boa relação com risco, e preferem aproveitar as oportunidades comprando os empreendimentos com o objetivo de renda, por meio de alugueis, arrendamentos  e outras formas de fazer receita.

 

Proteção; quando se compra um imóvel financiado, ou mesmo quando você aluga sua propriedade, essas e outras transações do mercado imobiliário são atualizadas por vários índices, um deles é o Índice Nacional de Construção Civil, o INCC. Isso protege de forma direta a valorização do seu bem, e os valores mensais a receber. Independentemente finalidade com a qual você adquiriu sua casa, apartamento ou terreno, seu dinheiro estará protegido de uma suposta desvalorização ou inflação, que o faria perder valor. Sendo assim, esta valorização protege o seu bem imóvel.

No Ceará, somente no ano de 2022, o mercado imobiliário superou todas as projeções de crescimento em vendas, e isso foi devido à grande oferta, crescimento financeiro, mas principalmente pela necessidade de proteção do seu dinheiro da inflação e de uma futura instabilidade econômica no pais.

Segundo Ricardo Wagner, especialista em imóveis de alto padrão,  CEO da Gusso & Wagner Empreendimentos Imobiliários e responsável técnico da IMOVEL A Lifestyle no nordeste, desde o fim da pandemia, o mercado imobiliário sinaliza grande recuperação. Com a queda das taxas de juros, a possível disponibilização de crédito, e a manutenção dos preços na construção civil, o mercado imobiliário pode e deverá viver um novo boom. No Ceará, o crescimento do Valor Geral de Vendas (VGV) cresceu mais de 53% em 2022 em comparação com o ano de 2021. Para 2023, o crescimento projetado é de pelo menos 10% maior do que 2022, o que é excelente para a geração de emprego, renda e melhora na vida do trabalhador.

“Muitos clientes me procuram com duvidas de onde investir, que projeto desenvolver e em qual região comprar. Eu sempre respondo que depende, cada pessoa tem um sonho diferente e cada investimento é de acordo com o momento do cliente. Você pode comprar um lote pequeno, de parcela que caiba em seu bolso e assim começar seus investimentos no ramo imobiliário, pode comprar um apartamento na planta e ter a valorização na entrega,  uma casa em condomínio pronto para morar, ou investir em grandes áreas para lotear e desenvolver junto com fundos ou investidores projetos maiores a beira mar. Tudo é possível neste mercado, depende de quanto você tem para investir, quem são as pessoas que estarão junto com você,  e qual risco quer correr. Aqui no litoral oeste, na região do Preá e Jericoacoara, o mercado esta extremamente aquecido. Grandes empreendimentos impulsionam o mercado imobiliário, seja a beira mar na Praia do Preá ou na Barrinha, à resorts e condomínios na Lagoa do Paraíso, como é o caso do empreendimento Gran Vellas Jeri. Outros empreendimentos que apostaram na região foi o Vila Carnauba e Villa Valentina no Preá, este apostando no estilo rústico com 4 casas de altíssimo padrão, com 412 m2 e piscina privativa, ao lado da maior escola de Kite do mundo, o Rancho do Kite. Já na Lagoa do Paraíso,  quem vem apostando na região é o Hard Rock, Golden Tulipp, GAV e o famoso e reconhecido Alchymist Beach Club. É notável a valorização destes imóveis ano após ano, e ainda há muito espaço para crescer. Vemos também muitos turistas estrangeiros comprando terrenos e construindo suas casas, adquirindo assim uma outra moradia, sendo uma delas aqui no Brasil. Impulsionado pelos ventos e pelos esportes, principalmente o kitesurfe, e também por diversos nômades digitais que fazem do litoral cearense seu home office, cada dia mais novos empreendimentos, principalmente os de alto padrão vem conquistado o coração destes turistas, sejam nacionais ou internacionais, que vem a procura de um novo lifestyle, integrados a natureza, ao velejo e a tirar literalmente o pé do acelerador e ter uma vida mais tranqüila. Com isso tudo, a região tem uma alta taxa de ocupação, gerando alto rendimento para quem possui casas de aluguel, principalmente no segundo semestre com a chegada dos ventos sendo o ápice nas semanas do natal e ano novo, onde as festas atraem gente do mundo todo para cá. Se você pensa em comprar, vender, investir ou alugar, um especialista imobiliário com certeza poderá lhe auxiliar na tomada de decisão, e é isso que procuramos fazer com cada cliente, mostrar todas as possibilidades, desenvolvermos juntos projetos com toda assessoria técnica e jurídica”, reforça Ricardo Gusso Wagner.

 

Sair da versão mobile