3 dicas preciosas na hora de contratar para cargos de liderança
Todos os planos que foram traçados para 2020 acabaram sendo modificados, alguns de forma drástica, pela pandemia. Isso é inegável. E aí, a palavra do ano foi reinvenção. Tivemos que aprender a lidar com as adversidades e a pergunta que fica agora é: como contratar líderes a partir de 2021? Como entender o que é necessário em um mundo de incertezas que ainda parece se apresentar pela frente?
Segundo Marcelo Arone, recrutador e especialista com mais de 12 anos de experiência em recolocação profissional, o jeito vai se procurar pelo diferente. “O que funcionava até 2019 talvez nem volte a funcionar mais. Então, as melhores pessoas serão aquelas que estarão preparadas para o que der e vier”, lembra ele.
Marcelo separou três dicas que podem ajudar na tarefa de escolher lideranças a partir de 2021. Veja:
Dica #1
Na hora de escolher o profissional que vai liderar, olhe para o poder de se reinventar, para a sua resiliência. Líderes muito engessados, que costumam fazer tudo do mesmo jeito que estão esperando que o mundo volte a ser como antes da pandemia, certamente serão os que mais vão sofrer com as mudanças que virão pela frente.
Dica #2
Outra grande característica do líder vai ser a capacidade de trabalhar com equipes diversas e não impor o seu jeito único de fazer as coisas: “será preciso aprender a acatar mais opiniões, especialmente dos profissionais mais jovens, que já tem essa capacidade de e conectar com o novo, com o diferente”, lembra Marcelo. Quem quiser ter uma equipe de iguais vai sair perdendo na qualidade das ideias propostas.
Dica #3
Contrate alguém que saiba trabalhar em time, que saiba delegar, mas que também saiba fazer. “Na hora H, o que vai importar é o trabalho estar feito, certo? Muitos líderes sabem fazer e tem dificuldade de trabalhar em equipe, outros, pelo contrário, aprenderam que chefiar é apenas delegar. Daqui para a frente, vamos precisar de pessoas que façam os dois papeis”.
Arone enfatiza que os novos gestores sabem trabalhar com o inusitado, fazer planos de curto prazo e se adaptar aos times que estiverem sob seu comando. “Pessoas inclusivas, coletivas e que aceitam que há formas diferentes de se chegar aos mesmos objetivos certamente vão se sobressair”, finaliza.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.