Ícone do site Portal GCMAIS

Você sabe a importância de uma mentoria para sua carreira?

Você certamente já olhou para alguns profissionais no topo da carreira e se perguntou como eles fizeram para chegar lá. Se você fizer uma pesquisa com eles, vai constatar que boa parte passou por um processo de mentoria. Mas o que é isso?

A mentoria é um processo para profissionais que buscam alcançar seus objetivos na carreira. Muitos confundem com coaching, mas é bem diferente. Enquanto o coach tem como foco ajudar o profissional a ser mais produtivo, o mentor tem o papel de fazer seu mentorado alcançar mais rapidamente o objetivo almejado.

A mentoria também faz com que o profissional entenda melhor o mercado de trabalho em que está inserido e se torne mais preparado para os desafios. Ela é útil tanto para empresários como para líderes e demais funcionários que desejam crescer profissionalmente e também buscam progresso no âmbito pessoal.

Em um processo de mentoria, o mentor, ao ouvir as necessidades de seu mentorado, vai ajudá-lo a traçar um plano estratégico para alcançar o que ele deseja. O mentor é como um guia e, por isso, deve ser um profissional experiente, capacitado, preparado e com foco na área que o mentorado deseja avançar mais. O mentorado deve olhar para seu mentor como um profissional para buscar inspiração e dizer: “ Eu quero ser tão bom quanto ele!”.

Se você tem um objetivo bem definido do tipo “ Quero ser o maior gerente comercial do ramo de hotelaria do país”, é de fundamental importância passar por um processo de mentoria, preferencialmente com um mentor com experiência no ramo que você quer, conforme dito anteriormente.  O mentor, que já passou pelos mesmos desafios e dificuldades daquela área, vai saber exatamente como ajudar seu mentorado a superá-los, adotando as estratégias mais eficazes para isso e compartilhando erros e acertos.

Publicidade

Provavelmente você já se perguntou: “O que está faltando para eu conseguir? Onde estou errando?” e é por isso que  o processo de mentoria é tão importante, pois o mentor, que também já passou por isso, vai responder essas questões de seu mentorado de forma assertiva. A mentoria vai mostrar o caminho mais correto e seguro para o mentorado alcançar o sucesso.

Inclusive, há empresas que estão substituindo treinamentos pelas mentorias. Há funcionários que deram muitos resultados positivos para suas empresas que estão atuando como mentores dos funcionários novatos.

Entre os benefícios de um processo de mentoria, estão o fortalecimento do networking, crescimento pessoal e profissional, construção de ações estratégicas, auxílio na resolução de problemas, melhoria da tomada de decisão e aumento da autoconfiança.

Existem diversos tipos de mentoria, como a mentoria de carreira, a mentoria empresarial e mentoria pessoal. Todas elas são eficazes, porém a mais adequada para o seu caso vai depender do seu objetivo.

Tipos de mentoria

A mentoria profissional é mais voltada para os profissionais que estão em início de carreira, em transição ou simplesmente para aqueles que buscam crescimento profissional. Nesse tipo de mentoria o mentor mostra ao mentorado os melhores caminhos e estratégias para alcançar o objetivo.

A mentoria pessoal tem o mesmo perfil da mentoria profissional, no entanto, como o nome diz, ela é mais voltada para questões pessoais, como família, amigos e relacionamentos amorosos.

Já a mentoria empresarial tem como foco a empresa, com estratégias de crescimento e resultados para o time da organização.

Como o ano já começou, que tal iniciar um processo de mentoria para dar um “up” em sua carreira, na sua vida ou em seus negócios?

Leia também 

Mais textos da Coluna + Emprego

Sair da versão mobile