A crise atinge tanto o setor público quanto o privado, mas a queda para as empresas foi ainda maior. O desemprego teve alta de 20,9% entre maio e julho, em 2020, apontam pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para quem deposita esperanças nas seleções para trabalhar em instituições públicas, segundo análises que o ano 2021, será promissor e com muitas oportunidades.
O momento de retomada é sempre um bom caminho para continuar nos estudos e almejar o tão sonhado “aprovado” na seleção. São centenas de oportunidades em vagas de trainee, concursos, empregos e estágios nas mais variadas áreas.
“Com a retomada e o cenário se desenhando ao pós-pandemia, as instituições irão reativar seus negócios e aumentar suas perspectivas. E os candidatos precisam acompanhar essa evolução como estar preparado a concorrência. Entre eles ter o autoconhecimento, atualização do currículo, apresentação pessoal para entrevista, fazer testes online como aprimoramento e participar de dinâmicas em grupo online, esses são algumas das orientações”, ressalva a sócia-diretora da Vivaz Soluções em RH, Maria Souza.
Quando a pandemia do COVID-19 passar, uma nova ordem deve tomar conta do mercado de trabalho. Os profissionais devem acompanhar essas transformações como estar preparados com bagagem de conhecimento. “Escolha bem suas fontes de informações; crie ferramentas de trabalho para mantê-lo motivado; atualize seu networking e currículo; conheça as tendências mercadológicas e as influências e faça uso das tecnologias em favor da sua carreira”, completa Maria Souza.
Mesmo durante a pandemia, os estudos continuaram sendo feitos de casa e com a esperança de novas oportunidades em 2021. “O cenário dos negócios e as vagas iniciaram o ano com novas perspectivas para diversas áreas e projeções. Os estudos serão postos em prática e as empresas de recursos humanos, estão preparadas para selecionar os melhores perfis para seus clientes”, finaliza Maria