Você já ouviu falar sobre a jornada do cliente? Caso sua resposta seja negativa ou você tenha interesse em saber mais sobre o assunto, não deixe de ler esse texto, pois a jornada do cliente é de fundamental importância para suas empresas e seus negócios.
Sabemos que tão importante quanto conquistar o cliente é mantê-lo fiel a seus produtos e serviços. A jornada do cliente é essencial para gerar vendas para sua empresa, por isso é importante entender sobre isso, caso contrário, poderá perder (ou já estar perdendo) grandes oportunidades de negócio.
Você já parou para pensar por que um cliente opta por determinado produto ou serviço? Não, não é apenas por causa do preço. Há questões como atendimento, qualidade do produto ou serviço, qualificação da equipe de trabalho, entre outras.
Você também já parou para pensar por que um cliente deixou de comprar de você? Por que ele não foi convencido de que seu produto ou serviço era o mais adequado para atender às necessidades dele? Saiba que a jornada do cliente vai ajudá-lo a responder questões como essas.
A jornada do cliente realiza um mapeamento com o intuito de encaminhar o consumidor para a compra. Consiste em uma experiência completa do consumidor antes, durante e após a venda ou fechamento do negócio. São etapas distintas, cada uma com um objetivo específico. Todas elas são fundamentais para gerar vendas e resultados. Por isso, o planejamento (como tudo na vida) é fundamental.
As estratégias são fundamentais
É comum o cliente ficar em dúvida sobre qual empresa escolher. Além disso, com a ampla oferta de produtos e serviços no mercado, o consumidor está cada vez mais exigente. Por isso, essas estratégias são fundamentais para conquistá-lo e convencê-lo a fechar negócio com você. Quer entender melhor sobre essas etapas? Então, continue a leitura.
A primeira etapa pode ser caracterizada como aprendizado e descoberta. Nela o cliente ainda não conhece bem a sua empresa e de que forma ela poderá suprir as suas necessidades. Aliás, há casos em que nem o próprio cliente sabe do que ele precisa.
É muito comum os vendedores serem treinados para saber falar bem sobre os produtos que a empresa vende, porém nem todos buscam entender a real necessidade do cliente. Para descobrir, a opção é saber perguntar e conhecer mais sobre o perfil daquele potencial consumidor.
Você, que é gerente ou empresário, deve deixar isso bem claro para sua equipe, caso queira obviamente que ela bata a meta de vendas do mês. Por isso, essa etapa é chamada de aprendizado e descobertas. Além disso, em tempos de pandemia, as empresas estão investindo cada vez mais na internet. Por isso, sua empresa tem que investir em marketing, tanto o marketing de conteúdo para gerar conteúdo e leads em sites e blogs, como o marketing digital nas redes sociais com as estratégias adequadas para alcançar esse cliente e, claro, convencê-lo a comprar de você.
Imagine a seguinte situação: um professor está buscando um equipamento para gravar suas aulas. Em tempos de pandemia, isso está cada vez mais comum. Então, ele faz uma busca na internet e vê uma gravadora no site de uma determinada loja e fica interessado. Ele então vai até a loja, fala com o vendedor que lhe passa todas as informações sobre o produto. Mesmo assim, o cliente fica em dúvida e decide se deslocar até outro estabelecimento antes de tomar a decisão final.
No outro estabelecimento, a vendedora faz várias perguntas a ele, como e por que ele quer esse tipo de equipamento. Ele explica que é professor e precisa para gravar suas aulas. Então, ela informa que o equipamento que ele viu na internet de fato é muito bom, porém não é o ideal para o objetivo dele e explica os motivos. Perceba que neste caso a vendedora não apenas falou sobre os benefícios do produto, mas buscou entender a real necessidade do cliente.
Essa é a segunda etapa: o reconhecimento do problema. O cliente busca alguém que possa resolver seu problema ou a necessidade e ser convencido pelo profissional de que ele é o ideal para isso. Por isso, ele foi convencido a fechar com a outra loja e nem sequer perguntou o preço. Assim, muitas vezes o cliente não procura outro local apenas para pesquisar preço, mas pelo fato de não ter sido convencido naquele lugar que ele consultou no início.
E qual seria a terceira etapa? A última etapa é chamada de consideração da solução e decisão de compra. Você enfim consegue conquistar o cliente e convencê-lo a comprar de você, mas se é a primeira vez que ele compra em seu estabelecimento, você vai querer que ele volte outras vezes, concorda? Então, você precisa saber como mantê-lo fiel.
Sua equipe de vendas precisa do contato daquele cliente para mostrar as vantagens (benefícios) e demais problemas que sua empresa sabe resolver. Por isso, é interessante aplicar formulário para adquirir os dados desse cliente e saber mais sobre ele, além de entender de fato o que o levou a fechar a venda com sua equipe, para que assim futuramente ele feche novamente negócio.
É uma etapa que exige ações mais incisivas, porém atenção: tenha cuidado para não incomodar o cliente e afastá-lo. Afinal, além de querer que ele volte, você vai querer que ele indique sua empresa a outras pessoas, não é verdade? Esse processo é justamente a pós-venda. Por isso, a jornada do cliente atua no antes, durante e após a venda.
Entendeu? Agora é hora de colocar em prática.