Ícone do site Portal GCMAIS

11 dicas especiais que vão ajudar você a fazer uma boa apresentação

A comunicação é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas atualmente. Quem almeja exercer cargos de liderança, por exemplo, obrigatoriamente precisa desenvolver essa competência.

É comum em um ambiente de trabalho ter que realizar apresentações para clientes, parceiros ou superiores a fim de mostrar resultados. Muitos profissionais ficam nervosos e acabam tendo sua performance prejudicada. Por isso, confira algumas dicas para driblar essa situação:

1 – Procure dividir bem o tempo

Não seja rápido demais, pois você deve dar explicações sobre seus resultados, desde o início, com dados, números até a conclusão do relatório;⁣

2 – Controle o emocional

Faça exercícios de respiração.⁣

3 – Tenha argumentos racionais

Para não contradizer o que foi exposto na apresentação, tenha argumentos racionais.

Publicidade

4 – Evite excesso de texto nos slides

Use tópicos para se basear e evite apenas ficar lendo. Imagens ilustrativas são bem-vindas também;.

5 – Evite roupas apertadas ou extravagantes que causem desconforto

Dê preferência a roupas escuras para não demonstrar marcas de suor, pois quando estamos nervosos, a tendência é suar mais.

6 – Críticas são normais

Encare com naturalidade, elegância e atenção cada crítica.

7 – Mantenha o equilíbrio

Dê a importância real e necessária para a sua apresentação.

8 – Treine sua apresentação

Se possível (caso não seja apresentação de dados sigilosos) peça a outras pessoas que assistam e façam comentários.

9 – Procure olhar para todo o público

Procure olhar para todo o público, não somente para uma pessoa. Mas se estiver muito nervoso(a) tente olhar de forma fixa para uma pessoa que passe confiança e deixe você relaxado(a).

10 – Coma uma maça

Comer uma maça, antes da apresentação, faz bem às cordas vocais.

11 – Estude bem o seu tema

Não confie em improvisos, mesmo que você seja bom nisso.

Sair da versão mobile