O Linkedin é conhecido como a maior rede profissional do mundo. Além de ajudar na busca por vagas de emprego, a plataforma auxilia aqueles que querem fazer novos negócios ou fortalecer a rede de contatos.
Mas não basta ter um perfil na ferramenta, tem que saber utilizá-lo de forma estratégica para despertar a atenção dos recrutadores. Quando você envia o currículo para uma determinada empresa, somente o RH daquela empresa tem acesso, porém no Linkedin você tem a oportunidade de ser visto por recrutadores de todo o Brasil e até do mundo.
O LinkedIn tem mais de 575 milhões de usuários, com mais de 260 milhões de usuários ativos mensalmente e seu cadastro é gratuito. Então, confira as dicas para ter um perfil com bons resultados:
1 – Foto de perfil
Escolha uma foto profissional, com boa iluminação e que sinalize o seu ofício. Se é profissional de saúde, pode colocar uma foto usando jaleco, por exemplo. Use o site Snapper para verificar se sua foto está realmente boa;
2 – Foto de capa
Você deve utilizar uma imagem que tenha alguma relação com a sua profissão ou com a área na qual atua;
3 – Cargo
O seu cargo chama a atenção de recrutadores que estão pesquisando pessoas com o seu perfil profissional. Para aparecer nos resultados de busca dos recrutadores, preencha este campo corretamente;
4 – Título
O título no Linkedin é o seu slogan, aquela frase que faz todo mundo entender o que você realmente faz e faz bem. Por exemplo, se você é fotógrafo, a sua frase pode ser: eu registro os momentos mais marcantes da sua vida;
5 – Resumo
A sugestão é utilizar este espaço para criar um pequeno texto deixando claro para as pessoas que visitarem o seu perfil o tipo de relacionamento que você quer ter com a sua rede – conseguir emprego, divulgar seus serviços, manter-se atualizado(a) – e qual seu momento profissional. É o momento das pessoas conhecerem mais sobre você, sua trajetória profissional e seus resultados;
6 – Mídias
Este é o espaço para você anexar documentos como apresentações em PowerPoint, por exemplo, mostrando seu portfólio de serviços ou indicando projetos realizados nas suas experiências profissionais. Pode inserir também matérias jornalísticas em que você foi fonte, fotos de algum projeto ou evento importante que participou, entre outros;
7 – Experiências
Este é talvez um dos pontos mais importantes para você ter um Perfil Campeão. Não adianta ter uma excelente experiência profissional e não a descrever. Descreva detalhadamente todas as atividades que você desempenha/desempenhou naquela função;
8 – Formação Acadêmica
Indica qual sua formação profissional (graduação e cursos técnicos) e quais os títulos que você acumula (ex.: MBA, Mestrado etc.).
9 – Conquistas
Coloque nas suas conquistas aqueles certificados de cursos importantes que você realizou e isso pode, indiretamente, compensar a falta de experiência ou de títulos de pós-graduação, por exemplo. Se aumentou o faturamento da empresa, alcançou metas importantes, implantou um projeto novo ou ganhou algum prêmio, pode inserir também.
10 – Competências e recomendações
Busque recomendações de pessoas que já trabalharam com você, de preferência de seus superiores ou clientes e marque as suas principais competências, isso pode contribuir para transmitir uma sensação de confiança aos recrutadores na hora de entrarem em contato com você para marcar uma entrevista.
Agora mãos a obra para preencher o perfil ou conferir se o seu está preenchido da melhor forma possível.