Ícone do site Portal GCMAIS

Lockdown em Fortaleza: profissionais de RH avaliam cenário

O Lockdown na cidade de Fortaleza traz um cenário de incertezas. No caso, para quem está procurando emprego surgem muitas dúvidas, entre elas: “Como ficam as contratações ?”, “As seleções serão suspensas ?” e “Vale à pena continuar enviando currículo?”

Diante de situações como essa, muitos candidatos se sentem desmotivados e pensam em desistir de procurar emprego. Por isso, a Coluna + Emprego conversou com alguns recrutadores e especialistas em carreira para avaliarem como fica esse cenário daqui por diante. Confira:

Cristiane Campos – Diretora da Contracte Consultoria

As seleções estão acontecendo e vão continuar. Estou com 5 clientes com processos seletivos em andamento e hoje (04/03), mesmo com o decreto, fechei um novo contrato com uma empresa que me solicitou serviço de recrutamento e seleção de candidatos. Porém, vale ressaltar que os processos serão mais lentos e o formato on-line ainda é novidade para muitas pessoas, mas é perfeitamente possível conduzir um processo seletivo de forma assertiva, mesmo remoto.

Cris Moutella – Especialista e Consultora em Carreira

Publicidade

Acredito que o lockdown dê uma pausa nas contratações, pois afeta toda a economia, porém os processos seletivos devem continuar. É um cenário de incertezas, muitas empresas estão em home office. Inicialmente são alguns dias, mas pode ser que seja prorrogado, então provavelmente deve impactar nas contratações.

Gisele Studart – Diretora da Studart RH

As contratações vão acontecer, muitos segmentos continuam trabalhando de forma presencial e mesmo aquelas empresas que tiveram suas atividades presenciais interrompidas, e estão em home office, continuam com planejamentos de futuras contratações para repor suas equipes. Então, diante disso, acredito sim que as contratações vão continuar acontecendo, embora em um ritmo menor.

As seleções já estavam acontecendo na modalidade a distância, então isso não muda, o que altera é o volume de seleções, pois grande parte das empresas ficam com atividades suspensas e economicamente ficam mais vulneráveis. Então, as seleções diminuem, porém continuam. Aconselho o candidato a não desistir, a não perder as esperanças e utilizar seus dons e talentos para outras fontes de renda, o momento é de se reinventar, inclusive as próprias empresas estão se reinventando.

Kilvia Lima – Analista de RH da UNINASSAU Fortaleza

Os processos seletivos que já estavam em andamento vamos dar continuidade e as contratações irão acontecer. Porém, como não sabemos quanto tempo essa situação irá permanecer, a única certeza que temos é que vamos finalizar os processos que já estão em andamento, de forma remota, e evitar iniciar novos processos seletivos, diante do cenário de instabilidade.  No caso das seleções que estão em andamento, as contratações vão acontecer.

Rafaelle Benevides – Consultora de RH e Especialista em Recolocação Profissional

As contratações vão continuar acontecendo, especialmente nos setores de indústria e construção civil, que não vão parar. No caso, o que pode acontecer agora é um grande atraso nas contratações, pois não vamos poder seguir os procedimentos de entrega de documentos e integração de novos colaboradores.

Os processos seletivos, em geral, já ocorrem online e isso deve continuar. As contratações também podem demorar e, consequentemente,  os processos seletivos podem ser prolongados devido à tomada de decisão dos contratantes ser muito cautelosa nesse momento.

Wagner Sousa – Diretor da WS Consultoria

As contratações continuarão a ocorrer, no entanto, pelo atual cenário, onde percebemos um novo aumento da expansão da pandemia, a tendência é a diminuição do ritmo. Os processos que estão em andamento continuarão, com restrições a respeito da data de início e modelos de trabalho híbrido.

Portanto, você que busca recolocação no mercado de trabalho, mantenha-se firme em seu propósito, continue a estudar e aplicar seu currículo, mantendo a positividade. Esperamos todos por dias melhores, e eles com certeza estão próximos.

Sair da versão mobile