Márcia Catunda

Verdades e mentiras sobre como montar currículo

Compartilhe:
17 de março de 2021
Márcia Catunda

Um bom currículo é a porta de entrada para aquela vaga tão sonhada. Porém, é preciso que ele esteja muito bem elaborado para que desperte o interesse dos recrutadores e assim o candidato seja convocado para uma entrevista. De acordo com pesquisa realizada pela Catho, um profissional de RH demora em média 6 a 10 segundos para avaliar um currículo.

Verdades e mentiras sobre como montar currículo

Segundo a pesquisa, os primeiros itens avaliados são experiência profissional, objetivo e dados de contato. Sendo assim, se a experiência profissional estiver bem detalhada, o recrutador vai olhar no objetivo se o tipo de vaga que o candidato busca é o que a empresa está oferecendo no momento. Caso positivo, vai entrar em contato pelos dados no topo do currículo. Portanto, esses 3 itens são decisivos para você ser chamado para uma entrevista.

É comum o candidato a uma vaga de emprego ter dúvidas sobre currículo ou reclamar que não é convocado para entrevistas. Por isso, a Coluna + Emprego listou algumas das principais falhas cometidas para ajudar aqueles que estão na busca por uma oportunidade. Aproveite para conferir se seu currículo está de acordo com os padrões desejados pelos recrutadores.

“É obrigatório no currículo ter foto”

MENTIRA.  Não é obrigatório ter foto no currículo, o recomendado é inserir foto apenas se a empresa solicitar.

“No currículo deve ter a numeração de documentos como RG e CPF”

MENTIRA. Jamais insira os dados de seus documentos no currículo, estes só devem ser inseridos no momento da sua contratação, após aprovação no processo seletivo.

“Quanto mais páginas o currículo tiver, melhor, pois indica que o profissional tem bastante experiência e qualificação”

MENTIRA. Você deve ser o mais objetivo possível e só citar no currículo aquilo que for relevante para a vaga que você está concorrendo.

“Quanto mais currículos forem enviados, mais chances o candidato tem de alcançar a recolocação”

MENTIRA. Sem dúvidas, esse é um dos principais erros dos candidatos: aplicar o mesmo currículo várias vezes para concorrer em todas as vagas. Cada vaga tem seus diferenciais e peculiaridades, portanto seu currículo deve ser elaborado de acordo com os critérios de cada vaga para aumentar suas chances de ser chamado.

“Não é obrigatório colocar o endereço completo no currículo”

VERDADE. Por questões até mesmo de segurança dos candidatos, afinal o currículo é um documento, o recomendado atualmente é colocar apenas o bairro e a cidade onde mora.

“Deve-se inserir as redes sociais no currículo”

MENTIRA. Não é obrigatório inserir suas redes sociais, mas, se desejar, pode colocar o link da sua conta no Linkedin, pois é uma rede social profissional. Alguns recrutadores gostam de olhar o perfil do Linkedin dos candidatos com o intuito de conhecer um pouco mais sobre eles.

“O estudante deve inserir as disciplinas que já cursou na faculdade para concorrer a vagas de estágio”

MENTIRA. Caso a empresa solicite, deve-se enviar as disciplinas já cursadas por meio do  histórico escolar da instituição, que é outro documento , e não no interior do currículo. No caso do currículo, basta inserir o curso, semestre e a instituição.

“Devo colocar as minhas qualidades no currículo”

MENTIRA. O candidato deve mostrar seus resultados e as habilidades que possui para alcançar êxito, por meio de fatos e dados. Exemplo: “Com a implantação de um novo projeto desenvolvido pela equipe que liderei, aumentamos em 40% o faturamento da empresa”.

“As experiências profissionais devem ser numeradas das mais recentes para as mais antigas”

VERDADE. Além disso, se estiver trabalhando atualmente isso também deve ser mencionado. Nesse tópico, que é considerado o mais relevante pelos recrutadores, o candidato deve inserir título do cargo, data que iniciou e data de desligamento, descrevendo experiências e atividades, com foco nos resultados.

“O currículo impresso está cada vez mais em desuso”

VERDADE. Ainda mais em tempos de alta contaminação por Covid-19, deve-se priorizar o currículo enviado por e-mail ou cadastrado na plataforma “trabalhe conosco” no site das empresas até mesmo para garantir que foi recebido pelo recrutador.

“Currículo colorido e em formato de arte é bem-visto pelos recrutadores”

DEPENDE. Se o candidato estiver se candidatando a uma vaga que exige alto conhecimento em programas gráficos, como a profissão de designer, por exemplo, pode ser um diferencial e despertar a atenção do recrutador. Caso contrário, é melhor optar pelo currículo tradicional em preto e branco e em formato de PDF.

“O candidato é considerado compatível para a vaga quando ele tem 50% dos requisitos preenchidos”

MENTIRA. Para ser considerado apto para um processo seletivo, o candidato deve preencher no mínimo 70% dos requisitos exigidos pela vaga para de fato ter chances de ser chamado.

“Informações como idade, estado civil e quantidade de filhos não são necessárias”

VERDADE. Essas informações são de caráter pessoal e devem ser mencionadas apenas no momento da entrevista, caso seja necessário. Além disso, são características e não competências.

Diante dos fatos mencionados, algum deles foi novidade para você ? Já acreditou em alguma das mentiras mencionadas? Aproveite para revisar seu currículo e conferir se ele está apto para ser aplicado. Lembre-se que você deve ter um currículo base e adaptá-lo para cada vaga, de acordo com a descrição e requisitos exigidos no anúncio. Mas atenção: jamais minta no currículo, pois isso é motivo para eliminação imediata. Mãos à obra!

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.