Ícone do site Portal GCMAIS

Inscrições disponíveis para programas de capacitação de jovens que buscam o primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego é um desafio para muitos jovens que buscam uma oportunidade. Para facilitar essa conquista, algumas empresas investem em programas de  capacitação de jovens com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho.

Foi pensando nisso que a analista de Recursos Humanos, Suyane Brito, inaugurou o programa “DHIP Aprendiz”, que atua em consultoria para jovens. Suyane trabalha com mentoria e é diretora da empresa DHIP Consultoria.

“A primeira aula é gratuita e online e nela abordamos como ter um currículo atrativo, performance na entrevista de emprego, marketing pessoal, entre outros assuntos. O conteúdo é voltado para quem quer conquistar a primeira oportunidade no mercado, mesmo sem experiência. Afinal muitas vezes o que falta no jovem não é experiência, mas preparação adequada. Queremos capacitar jovens que nunca trabalharam e que essa mão de obra seja vista e alcançada pelas empresas”, explica Suyane.

Os requisitos para participar do programa é ter idade entre 17 e 21 anos, estar em busca da primeira experiência profissional, ensino médio completo ou concluindo o 3º ano ou ser estudante universitário. As inscrições vão até o dia 02/07 pelo link: https://bityli.com/YZEsu

Capacitação para a área comercial

A empresa de planos e seguros de saúde JOCROSS há três anos inaugurou o “Projeto Sementes”, com o objetivo de capacitar jovens para funções comerciais, com foco no mercado de seguros.  Atualmente o projeto conta com a participação de 45 jovens e a ideia é expandir cada vez mais.

Publicidade

“Acreditamos que muitas pessoas possuem habilidades comerciais, mas não foram lapidadas ou não encontraram algo que se identificassem.  Então o intuito deste projeto é conectar jovens que possuem vontade de crescer e se capacitar a uma das maiores corretoras de seguros do Nordeste. Promovemos um programa de capacitação e de acompanhamento destes, objetivando crescimento profissional, pessoal e financeiro destas pessoas”, explica Guilherme Poncio, sócio da JOCROSS.

Os requisitos para participar do Projeto Sementes é estar cursando ensino superior, ter disponibilidade de ir presencialmente à corretora uma vez na semana e ter foco e força de vontade para aprender.

“Nesse projeto obtivemos diversos cases de sucesso, como por exemplo o caso do Alexandre Araújo, que era vendedor de capa de telefone na cidade de Maranguape.  Após 1 ano e meio de participação do projeto, ele atualmente possui ganhos de R$ 10.000,00 por mês”, conta Guilherme. Os interessados em participar devem entrar em contato no número (85) 98223-8515.

Projeto de Lei visa facilitar entrada dos jovens no mercado de trabalho

O tema é tão relevante que já está em processo de tramitação no Senado  a nova Lei do Primeiro Emprego ( (PL. 5.228/2019), que tem como intuito estimular a contratação de jovens estudantes. O PL propõe de alguns benefícios que serão dados às empresas para facilitar a conquista do primeiro emprego.  O projeto prevê modalidade de contrato com duração de 12 meses, regras mais simples e menos onerosas às empresas. A proposta agora é avaliada pela Câmera.

O texto tem como foco o primeiro emprego de jovens e prevê uma modalidade de prazo de contrato com duração de até 12 meses, que poderá ser firmado no prazo de cinco anos após a sanção da lei e com jornada de trabalho de 30 horas semanais, destinado a jovens de faixa etária de 16 a 29 anos.

 

Sair da versão mobile