O movimento da TIM para ampliar o acesso das brasileiras ao mercado de trabalho está prestes a completar três meses com novas adesões. A iniciativa começou com nove empresas, além da operadora, e agora conta com mais 30. Dentre elas, estão Almaviva do Brasil, Alpitel Brasil, American Tower, Aon, Baker Hughes, Bemobi, BETC HAVAS, Between do Brasil, Bradesco, Dell Technologies, Degoothi Consulting, EloGroup, Energisa, Escola NewMe, Exprivia, FSB, Grupo HOPE, Highline, Huawei, Italtel, Kroton, LIQ, Nokia, SIAE Microelettronica, Technicolor, Telebit, Valtellina, XP Investimentos e Youtility.
Para que mais pessoas possam conhecer e aproveitar os benefícios do projeto, a TIM lançará, em breve, uma ampla estratégia de comunicação para estimular o download do app Mulheres Positivas. O aplicativo já conta com mais de 100 cursos de capacitação gratuitos, além de oferta de vagas para variados perfis e em diferentes regiões do país.
“Pesquisas recentes mostram que a pandemia acentuou as desigualdades sociais e de gênero. O Brasil registrou uma taxa de desemprego recorde entre as mulheres, alcançando quase 18%. Mobilizamos grandes companhias, em diferentes setores, que entenderam a urgência dessa iniciativa concreta de inclusão e transformação social e atuarão conosco em ações de empregabilidade, capacitação e desenvolvimento profissional de mulheres”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM. O indicador mencionado pela executiva aparece na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Para efeitos de comparação, a taxa de desemprego entre homens é de 12,2%. O mesmo estudo mostrou que a participação das mulheres na força de trabalho do Brasil ficou em 45,8% em 2020, o nível mais baixo desde 1990.
Cursos, vagas e mentoria para mulheres
Lançado em julho em parceria com Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via, o projeto tem o aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, como plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Além da divulgação de vagas de trabalho das empresas parceiras, o app traz cursos de capacitação também disponibilizados pelas companhias participantes. O acesso aos cursos e vagas é gratuito para toda a sociedade e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir seu pacote de dados.
A iniciativa contempla ainda um programa de mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focado no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. A primeira turma, já em andamento, conta com 66 colaboradoras selecionadas como mentoradas, que têm o acompanhamento de 33 mentores(as). As sessões são realizadas de maneira cruzada, com profissionais de uma companhia sendo orientadas por líderes de outra. A coordenação é da consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, executiva da área de tecnologia, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto a ONU Mulheres. A evolução do projeto prevê oferecer mentoria gratuita e voluntária para as mulheres da sociedade como um todo.