Ícone do site Portal GCMAIS

O poder de decisão na hora de escolher a carreira

A escolha de carreira é um dos momentos mais determinantes na vida de uma pessoa. Na maioria dos casos, é o ensino médio que começa a guiar os jovens, que começam a ter o despertar para suas vocações. Muita preparação é necessária para conseguir entrar nas universidades – o que não se limita apenas a estudar o conteúdo pré-vestibular.

Uranio Bonoldi, que também é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, explica que “além do estudo das matérias que fazem parte do conteúdo das avaliações, uma parte crucial do processo – que pode acabar sendo subestimado diante da pressão de ingressar na faculdade – é o autoconhecimento e entendimento dos cursos superiores”. Como resultado do foco excessivo apenas nas provas de vestibular, o Brasil apresenta altos índices de desistência nas universidades.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2010 e 2019, 59% dos estudantes universitários desistiram dos cursos. “Acredito que existe tanta pressão voltada para o vestibular que os estudantes perdem a oportunidade de se conhecerem melhor, compreenderem as área de estudo e viverem novas experiências e, mesmo assim, são obrigados a tomarem uma decisão com 17 ou 18 anos independentemente de estarem aptos e preparados para tal escolha”, ressalta o especialista.

Pensando nisso, Bonoldi reuniu alguns conselhos para auxiliar quem se encontra nesta situação:

“Não importa o quanto de preparação foi feita, o vestibular é sempre uma época de incertezas e frio na barriga, mas lembre-se: todos se sentem da mesma maneira. Acreditar em si mesmo e ter coragem para experimentar são fundamentais durante o processo. Também é preciso ter em mente que cada um tem seu tempo e sua trajetória – não devemos nos comparar aos outros”, finaliza Uranio.

Publicidade

Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor do Executive MBA da Fundação Dom Cabral, onde leciona sobre “Poder e Tomada de Decisão”, escritor e palestrante. Trabalha por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan.
Para mais informações, visite: www.influenciaepoder.com.br

Sair da versão mobile