Márcia Catunda

Falta de profissionais de TI pode impactar futuro do setor

Compartilhe:
22 de julho de 2022
Márcia Catunda

A procura por profissionais de tecnologia teve um grande salto no país a partir de 2020. A possibilidade de transformação social a partir dos grandes avanços salariais da classe, cada vez mais atraem interessados em atuar no mercado tech. Apesar da grande procura das empresas, o Brasil ainda sofre com a quantidade de vagas não preenchidas no setor pela ausência de profissionais.

Falta de profissionais de TI pode impactar futuro do setor

De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o país deve chegar em 2025 com um déficit de quase 800 mil profissionais de tecnologia.

“Mesmo que exista atualmente uma procura imensa por profissionais de tecnologia, o Brasil não consegue formar pessoas o suficiente para suprir esta demanda que cresceu principalmente a partir de 2020, com a chegada da pandemia e aceleração digital nas empresas” explica João Gabriel, head de tecnologia da Ideen e influenciador digital.

Cursos e projetos sociais podem auxiliar a diminuir falta de profissionais 

João participa de comunidades de tecnologia que buscam a transformação social através da tecnologia em bairros periféricos. O desenvolvedor é embaixador do Mais1Code, projeto que busca, com auxílio da tecnologia, ascender socialmente jovens e adolescentes de periferia em quase todo território nacional.

Para o influenciador, este pode ser um caminho para diminuir a lacuna de profissionais de tecnologia no país: “Nos locais periféricos do Brasil existe muito talento escondido, por isso, ter maneiras de descobrir esse público é essencial para diminuir a falta de profissionais do setor e também mudar a vida dessas pessoas por meio da tecnologia” comenta João

Além da construção social de oportunidades por meio da tecnologia, outro ponto destacado por João são os cursos, sejam eles gratuitos, pagos, profissionalizantes ou tecnológos. Segundo o influenciador, este tipo de oferta tem ganhado cada vez mais espaço na construção de novos profissionais.

“As pessoas, até pelas graduações tradicionais terem mais tempo de duração, estão procurando cursos que tenham maior praticidade e menor tempo de estudo, para que assim possam entrar no mercado de trabalho com mais rapidez”, conta João.

Aprendizado como forma contínua de atualização 

O Matuto Programador, como João Gabriel se apresenta nas redes sociais, possui o hábito de destacar cursos gratuitos em seu perfil no LinkedIn, além de dar enfoque na importância dos estudos na estruturação e consolidação de carreira de quem está trilhando este caminho ou que deseja iniciar ele.

“O profissional de TI hoje deve estar amplamente atento ao avanço do mercado. Não basta apenas a graduação, ou realizar cursos, o cenário ideal é que esses especialistas possam unir os dois mundos na busca por conhecimento e atualização constante”, afirma o desenvolvedor.

Em um mundo constantemente transformado pela tecnologia, a procura por diversas formas de ensino pode se tornar um importante aliado na construção de um profissional completo e preparado para o mercado de trabalho.

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.