Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) abre inscrições para 80 vagas de Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD)

Estão abertas até 17 de agosto de 2022 as inscrições para a seleção de 80 vagas para os Programas Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD) da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). 

Compartilhe:
15 de agosto de 2022
Márcia Catunda

Estão abertas até 17 de agosto de 2022 as inscrições para a seleção de 80 vagas para os Programas Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD) da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). As inscrições podem ser feitas somente no site da CSP, na aba “trabalhe conosco”: https://www.cspecem.com/pt-br/trabalhe-conosco/.

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) abre inscrições para 80 vagas de Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD)
623 jovens já participaram do programa que capacita Aprendizes para carreira em siderurgia e para futuras oportunidades na empresa. Imagem: divulgação

Para os Programas Aprendiz e Aprendiz Pessoa com Deficiência (PCD) serão ofertados os cursos de Operador Siderúrgico e Operador de Manutenção Eletromecânica. O ingresso dos selecionados ocorrerá em 14 de dezembro de 2022.

A prioridade é selecionar aprendizes que residam em municípios próximos à CSP, como São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Para o Aprendiz PCD, serão priorizados também aqueles residentes em Fortaleza. Os currículos não selecionados nesta ocasião poderão ser utilizados em turmas futuras. O programa conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE), responsável pela capacitação dos jovens aprendizes em parceria com a siderúrgica.

Mudança de vida 

Moisés Soares, 42 anos, residente de Caucaia, foi incentivado pelo irmão a realizar sua inscrição para o Programa Aprendiz PCD, que não tem limite de idade para participação: “Naquele momento, eu estava meio pra baixo e não tinha interesse em participar, mas ele me estimulou e mostrou que era possível”.

Deu certo, Moisés foi selecionado e participou da formação para Operador em Processos Siderúrgicos, tendo sido contratado após quatro meses de programa como assistente técnico mecânico na Oficina Mecânica da CSP. “Não sei nem lhe explicar a alegria, ainda mais porque fui pro mesmo lugar onde fui treinado e com as mesmas pessoas, que me acolherem muito bem”, relembra Moisés, que ajuda os pais e os irmãos com seu salário. “Também continuo fazendo cursos para me aprimorar” – complementou o ex-aprendiz.

“Entendemos a responsabilidade, os desafios e as nossas conquistas na formação de jovens no Ceará. O programa de aprendizagem é uma porta de entrada para as novas contratações da CSP. Durante esse período, o Aprendiz recebe a formação teórica e prática, é acompanhado pelos gestores e preparado para assumir novos desafios na Empresa. Na CSP, buscamos a inserção de PCDs no mercado siderúrgico, através da inclusão dos mesmos no nosso Programa de Aprendizagem, sempre respeitando a segurança de todos”, destaca Glauciane Parente, gerente de Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos da CSP.

Números do Programa Jovem Aprendiz CSP 

623 jovens já participaram do programa, dos quais: 257 de São Gonçalo do Amarante; 208 de Caucaia; 79 de Fortaleza; 61 de Paracuru; 10 de Maracanaú; 4 Pacatuba; 1 Paraipaba; 1 Pacajus; 1 São Luis do Curu; e 1 Croatá.

Outros bons resultados
283
 aprendizes contratados;
72 aprendizes em formação.

Serviço 

Inscrições: 08/08 a 17/08

Etapas: triagem dos currículos, convocação, dinâmica de grupo, avaliação médica PCD e testes psicológicos

Admissão prevista: 14 de dezembro de 2022

Requisitos 

Para Aprendiz:  de 18 a 23 anos; ter concluído Ensino Médio ou Técnico; residir em municípios próximo à CSP;

Para Aprendiz PCD: a partir de 18 anos – sem limite de idade; ser pessoa com deficiência, ter concluído Ensino Médio ou Técnico.

Salários e benefícios 

Salário compatível com a Lei da Aprendizagem;
Transporte;
Refeição na empresa;
Vale alimentação;
Plano de Saúde e Odontológico;
Seguro de Vida.

Formação teórica e prática 

Curso: Operador de Processo Siderúrgico (60 vagas)
Carga horária: conforme prevista na Lei de Aprendizagem
Local: dependências da CSP

Curso: Operador de Manutenção Eletromecânica (20 vagas)
Carga horária: conforme prevista na Lei de Aprendizagem
Local: dependências da CSP

Inscrições e dúvidas 

Site da CSP, na aba “trabalhe conosco”: https://www.cspecem.com/pt-br/trabalhe-conosco/

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.