De maneira geral, para que um empresário ou empreendedor melhore a sua oratória e sua comunicação são necessários três pilares: técnica, treino e autoestima.
O poder da oratória nos negócios
*Por Fran Rorato
Saber se comunicar e ter uma boa oratória são fatores predominantes para qualquer pessoa em todos os âmbitos da vida. No mundo dos negócios, não é diferente. Eu gosto de comparar ter uma boa oratória a ser um piloto de avião: você tem o poder de levar as pessoas para qualquer lugar que quiser, basta saber pilotar. No entanto, se fizermos um levantamento da quantidade de indivíduos que realmente sabem pilotar com eficiência, chegamos a um número ínfimo.
É por essa razão que comunicação e oratória são tão importantes no mundo dos negócios, principalmente para aqueles que desejam se projetar e fazer acontecer. Não dá para ter sucesso sem boa comunicação, uma coisa não existe sem a outra. No Brasil, gosto de citar o exemplo do rei da excelência e do primor da comunicação: Silvio Santos. Ele foi camelô e construiu uma empresa bilionária com o poder do carisma, da comunicação e da venda. Isso é imprescindível: saber envolver as pessoas e conseguir influenciá-las a seu favor.
Quando falamos sobre o mundo dos negócios, é essencial lembrar que tudo é venda: venda de ideias, de produtos, de serviços, de capacidade pessoal, entre vários outros. E quem não sabe se vender, eventualmente não vai conseguir se criar em um mundo tão competitivo e com pessoas qualificadas, que apresentam uma série de habilidades que você não tem ou ainda não desenvolveu.
O mercado está cada vez mais elaborado e sofisticado, por isso você precisa se destacar. É preciso envolver as pessoas com o que se fala, caso contrário, a probabilidade de não dar certo é grande, tornando inviável um possível plano de negócios, por exemplo. O meio corporativo também está dentro dessa problemática. Se você não souber apresentar suas ideias e criar conexões por meio da fala, é provável que não evolua na sua posição.
Outro ponto a ser observado é quando alguém não se comunica de forma eficiente e acaba tendo um repertório de vida também ineficiente. Isso resulta em enxergar o mundo de forma muito limitada e essa falta de conhecimento de vida gera perda de oportunidades, seja por não conseguir agarrar o momento ou mesmo por não ser capaz de identificá-lo. Vagarosamente a castração da comunicação – e da coragem de se expor – vai tolhendo grandes chances de ter sucesso e de evoluir.
Tal comportamento não é visto com bons olhos pelas empresas, que tendem a apreciar mais colaboradores com atitude. Geralmente, quem se desponta e se destaca é comunicativo. Uma promoção à liderança, por exemplo, demanda que você demonstre habilidade em conduzir um time, gerenciando metas e avaliando desempenhos para cumprir o que foi proposto. Nesse caso, é imprescindível que esse líder tenha uma comunicação clara e assertiva para todos da equipe, mesmo em momentos de pressão.
De maneira geral, para que um empresário ou empreendedor melhore a sua oratória e sua comunicação são necessários três pilares: técnica, treino e autoestima. É preciso gerar conexão de uma forma muito generosa entre esses três pontos, se expondo com constância e gerindo de forma controlada os medos e dificuldades. Feito isso, tenha absoluta certeza que você não vai melhorar apenas a comunicação, mas vai transformar, para melhor, sua vida pessoal e profissional.
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