Fenômeno é reflexo de uma percepção, já comprovada, de que as chances de recolocação são potencializadas enquanto alguém está no mercado de trabalho e deve fazer parte de uma estratégia de construção de carreira
“Pessoas empregadas devem continuar abertas a novas oportunidades profissionais”, alerta especialista
Um estudo recente realizado pela Gombo – primeira agência brasileira especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o LinkedIn – aponta que mais da metade dos entrevistados que afirmaram utilizar a rede social corporativa para buscar novas oportunidades de trabalho estavam empregados. Ticyana Arnaud, especialista em recursos humanos e na preparação de profissionais para a recolocação, destaca que esse comportamento é essencial em uma estratégia de construção de carreira.
“Esse fenômeno tem crescido demais pelo simples fato de que as chances de se encontrar uma oportunidade de emprego melhor são muito maiores quando estamos no mercado de trabalho”, conta Ticyana.
Ela também explica por que esta é uma vantagem para os dois lados do balcão. “Para o profissional, enquanto está empregado, ele consegue nutrir sua rede de contatos atuantes em sua área. Para as empresas, um profissional no mercado é visto como mais atualizado e com habilidades já validadas pelos contratantes atuais, porém não é tão simples atrair esse talento”.
A especialista chama a atenção para o fato desse perfil de candidato dificilmente aceitar uma proposta levando em consideração apenas o salário, ele não tem pressa e avalia bem todos os benefícios envolvidos, o chamado bem-estar corporativo. Este é um conceito novo no Brasil, mas já é uma realidade no dia a dia de muitas empresas.
LinkedIn se transformou numa vitrine desses profissionais
O LinkedIn é fundamental para manter a empregabilidade. Uma vez que o profissional utiliza a rede com estratégia, compartilhando conhecimento e fazendo networking, ele estará sempre aberto ao mercado e a ouvir propostas.
“Eu recomendo que todos os profissionais, mesmo estando empregados, estejam disponíveis para entrevistas e para ouvir as propostas de emprego. Primeiro, estarão atualizados sobre os valores de mercado e também para praticar a negociação salarial, que é o momento em que a maioria acaba tendo mais dificuldade”, lembra.
Sobre Ticyana Arnaud
Ticyana tem mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e acompanhou suas transformações e avanços no Brasil. Atualmente, é LinkedIn Creator e criadora de conteúdo agenciada pela Gombo.
Além disso, atua como consultora e mentora de carreiras, no desenvolvimento de profissionais que buscam uma jornada com propósito e mais qualidade de vida e como docente da disciplina “Visão Estratégica no Desenvolvimento de Pessoas”, em um curso de MBA de “Gestão de Pessoas”, e em treinamentos para líderes in company.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.