Ícone do site Portal GCMAIS

Líderes multiplicadores: impulsionando o crescimento com a valorização de talentos

Tatiany descreve líderes multiplicadores como desafiadores, estimuladores de debates e verdadeiros investidores. Foto: divulgação

Na busca por otimizar o potencial de uma equipe e promover o crescimento individual, líderes eficazes tornam-se verdadeiros multiplicadores para extrair o melhor das pessoas ao seu redor. Esses gestores compreendem que o verdadeiro sucesso não está apenas em liderar com autoridade, mas em criar um ambiente que inspire, desafie e desenvolva o talento de cada membro da equipe.

Ao aproveitar o conceito de multiplicadores, os líderes podem identificar talentos ocultos, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, delegando responsabilidades, fornecendo feedback construtivo e incentivando a colaboração. Assim, é possível criar um ciclo virtuoso, permitindo que os talentos floresçam e impulsionem o crescimento organizacional.

>>>Saiba mais em Coluna Mais Emprego no GCMAIS <<<

De acordo com Tatiany Melecchi, autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO Fundadora da Consultoria Transforma People & Performance, alguns líderes têm a capacidade de amplificar a inteligência, habilidades e talentos de suas equipes, enquanto outros as diminuem. “Esses gestores sabem aproveitar as virtudes dos colaboradores ao seu redor para alcançar resultados extraordinários, criando um ambiente no qual as pessoas se sentem seguras, valorizadas e motivadas a contribuírem com o seu melhor. Líderes multiplicadores são habilidosos em estimular a geração de ideias, desafiar suposições e estabelecer expectativas elevadas para seus times”, revela.

A especialista acredita que existem alguns princípios seguidos pelos multiplicadores. “Eles atraem pessoas talentosas para suas equipes e as posicionam onde podem contribuir da melhor forma possível, reconhecendo e valorizando o potencial único de cada indivíduo. Além disso, os multiplicadores criam um ambiente de trabalho onde todos se sentem capacitados e encorajados a pensar e agir de forma independente, oferecendo autonomia e espaço para que as pessoas assumam responsabilidades e tomem decisões”, relata.

Publicidade

Tatiany descreve líderes multiplicadores como desafiadores, estimuladores de debates e verdadeiros investidores. “Estabelecer desafios significativos para suas equipes os incentiva a ultrapassar seus limites e alcançar o máximo potencial, inspirando pessoas a superarem obstáculos e buscarem a excelência. Também costumam envolver seus times em discussões ricas e construtivas, estimulando a diversidade de ideias e perspectivas. Além disso, os multiplicadores investem no crescimento e desenvolvimento, oferecendo suporte, orientação e recursos para capacitar profissionais. São gestores que acreditam no potencial das pessoas e as encorajam a assumir desafios e expandir suas habilidades”, pontua.

Por outro lado, existem os líderes “diminuidores”, que reprimem a inteligência e as competências das pessoas ao seu redor. “Eles podem dominar as conversas, adotar uma postura de microgerenciamento ou deixar de criar oportunidades para o crescimento e desenvolvimento das equipes. Os diminuidores tendem a se concentrar mais em sua própria experiência e controle, ao invés de aproveitar os talentos ao seu redor. Normalmente, acumulam recursos e não permitem que as pessoas alcancem seu pleno potencial, criando um ambiente tenso e opressivo, o que prejudica a criatividade e a inovação. Líderes com essas características acreditam que sabem tudo, ignorando as ideias e contribuições de seus times. Com isso, tomam decisões abruptas e centralizadas, sem considerar o impacto em toda a organização”, alerta a CEO.

Para a especialista, esse tipo de comportamento é prejudicial para uma organização. “A busca para obter resultados controlando excessivamente cada aspecto do trabalho da equipe irá inibir a autonomia e a iniciativa dos membros. Reconhecer esses comportamentos negativos é o primeiro passo para evitá-los e promover uma liderança mais eficaz e inspiradora. Ao adotar uma postura oposta a esses princípios, os líderes podem se tornar multiplicadores, ampliando as capacidades e os resultados de seus talentos”, finaliza.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Sair da versão mobile