Segundo psicóloga, prática aumenta a produtividade e felicidade dos colaboradores, além de reduzir número de afastamentos
Empresas apostam na consultoria psicológica para melhorar ambiente de trabalho
Empresas de diversos setores estão investindo cada vez mais em iniciativas que visam melhorar o ambiente de trabalho e promover a saúde mental dos colaboradores. Uma delas é a consultoria psicológica, que vem sendo amplamente adotada por organizações preocupadas com o bem-estar de seus funcionários.
De acordo com Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout. Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, trata-se de um distúrbio psicológico caracterizado por estado de exaustão emocional, despersonalização (sentimento de distanciamento e indiferença em relação aos outros) e baixa realização profissional. A Síndrome de Burnout pode afetar negativamente a saúde física e mental do indivíduo, prejudicando o seu desempenho no trabalho e em outras áreas da vida.
>>>Saiba mais em Coluna Mais Emprego no GCMAIS <<<
A psicóloga Josilane Miranda, fundadora da clínica Miranda Health, atua diretamente nas empresas por meio de atividades em grupo, palestras e treinamentos comportamentais de longa duração voltados para a prevenção e promoção da saúde mental. Nos últimos anos, viu sua agenda de clientes corporativos crescer consideravelmente.
De acordo com ela, a popularidade da consultoria psicológica deve-se ao fato de as empresas terem se conscientizado sobre a importância de um ambiente saudável e acolhedor, com foco na satisfação das pessoas e em um clima organizacional mais positivo.
“Não é algo que pode ser obtido com sessões pontuais, mas somente no longo prazo. A consultoria psicológica no ambiente de trabalho ajuda a identificar e tratar problemas relacionados a estresse, ansiedade e depressão, entre outros transtornos emocionais que afetam a produtividade e o desempenho dos funcionários. Além disso, esse tipo de iniciativa pode contribuir para a redução do absenteísmo e do turnover nas companhias”, diz Josilane.
Ela explica que, por meio do cuidado psicológico, “muitas empresas relatam a diminuição de estresse e ansiedade no ambiente corporativo e também a redução dos números de afastamentos por saúde mental, bem como o aumento da produtividade e concentração dos profissionais”. “Tenho clientes que, após três meses, diminuíram em 30% o número de atestados e afastamentos”, revela a psicóloga.
Ela aposta ainda em uma tendência de popularização ainda mais intensa da consultoria psicológica. “Cuidar da saúde mental dos colaboradores é essencial para a construção de um ambiente de trabalho saudável, produtivo e acolhedor”.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.