Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho?

De que maneira sentimentos como a empatia e a inteligência emocional influenciam a sua carreira?

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12 de julho de 2023
Márcia Catunda

No mundo profissional altamente competitivo em que vivemos, não basta ter um currículo recheado de experiências e habilidades técnicas. Cada vez mais, empresas e recrutadores valorizam um conjunto de competências conhecidas como soft skills, que englobam habilidades sociais e emocionais. Duas delas se destacam como essenciais para o sucesso profissional: empatia inteligência emocional.

Como lidar com as emoções no ambiente de trabalho?
A empatia e a inteligência emocional destacam-se como essenciais para o sucesso profissional, permitindo lidar com situações de estresse, resolver conflitos e tomar decisões equilibradas. Imagem: freepik

A empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e tentar sentir o que ele está sentindo, e a inteligência emocional, a habilidade de reconhecer e gerenciar nossas próprias emoções e as emoções dos outros, têm se mostrado determinantes para a ascensão na carreira e o estabelecimento de relacionamentos positivos no ambiente de trabalho.

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Segundo Alice Salvo Sosnowski, especialista em soft skills, ambas as emoções são cruciais para o ambiente de trabalho atual, desempenhando um papel fundamental na capacidade de lidar com situações de estresse e pressão, além de auxiliar na resolução de conflitos e na tomada de decisões mais equilibradas.

A empatia, entendida como a habilidade de compreender outras pessoas, é uma característica presente nos principais líderes e é uma forma de lidar com colaboradores criando uma conexão necessária nas atuais relações de trabalho”, explica. Sem elas, os profissionais tornam-se pessoas difíceis de se relacionar, que não compreendem o ponto de vista alheio e não conseguem chegar a soluções conjuntas satisfatórias.

Isso faz com que o profissional perca contratos, trabalhos e tenha relações conflituosas com seus colegas, superiores ou subordinados. Ou seja, torna o trabalho bem difícil de ser realizado”, ressalta.

Para a especialista, essas soft skills podem e devem ser aplicadas em diversas situações do cotidiano profissional. A empatia pode ser aplicada por meio da escuta ativa e na compreensão de outros pontos de vista. Já a inteligência emocional ajuda na promoção de diálogos, o que evita conflitos.

Como orientadora de habilidades comportamentais, já presenciei e ajudei diversos profissionais nessas ‘conversas difíceis’. Uma delas foi no término de uma sociedade, onde tivemos que colocar na mesa todas as diferenças dos três sócios e achar pontos em comum para que a empresa fosse fechada sem prejuízos financeiros, morais e emocionais. Foi um momento difícil, mas que foi contornado com o uso de técnicas e estratégias para a comunicação”, conta a mentora em habilidades interpessoais voltadas para o mercado de trabalho.

Contudo, desenvolvê-las não é uma tarefa fácil. É necessário autoconhecimento e disposição para aprimorar essas competências, pois ao entender seus próprios valores, crenças e emoções, o profissional dá um passo à frente para compreender o outro e desenvolver relações empáticas e saudáveis. “É claro que o autoconhecimento é desafiador, mas tem a vantagem de ser iniciado em qualquer idade, além disso, não tem fim, pois somos seres dinâmicos“, completa.

Confira algumas dicas valiosas para aprimorar suas habilidades de empatia e inteligência emocional:

  • Pratique a escuta ativa. Preste atenção ao que as pessoas estão dizendo e tente entender o ponto de vista delas.
  • Coloque-se no lugar do outro. Tente entender como a outra pessoa se sente em relação a determinada situação.
  • Seja mais observador. Preste atenção nas expressões faciais e na linguagem corporal das pessoas.
  • Controle suas emoções. Tente controlar seus sentimentos e não deixe que eles afetem suas decisões.
  • Pratique a comunicação não violenta. Aprenda a se comunicar de forma clara e objetiva, sem agredir as outras pessoas.
  • Busque ajuda profissional. Se você está com dificuldades para desenvolver a empatia e inteligência emocional, busque ajuda de um profissional.

Alice Salvo Sosnowski é fundadora da consultoria O Pulo do Gato e autora do livro “Empreendedorismo para Leigos”. É uma mulher multitarefas: jornalista, consultora, escritora, especialista em empreendedorismo e soft skills. É sócia da startup Curatas e já desempenhou papéis de liderança em vários projetos prósperos, como o meuSucesso.com, a Rede Mulher Empreendedora e na organização da Virada Empreendedora. Em 2019, Alice foi eleita uma das Top Voices no Linkedin escrevendo sobre as novas competências no mundo do trabalho. Mestre em empreendedorismo na FEA/USP e pós-graduada em gestão de negócios pela FGV, ela compartilha seus aprendizados práticos e teóricos desenvolvendo cursos e workshops e ministrando aulas e palestras por todo o país.

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