Márcia Catunda
Coluna + Emprego

Vagas em telemarketing crescem 50% em 2023, mas turnover prejudica setor

Segundo especialista, exaustão emocional leva a alta rotatividade de funcionários em call centers

Compartilhe:
14 de julho de 2023
Márcia Catunda

No Dia do Operador de Telemarketing (04/07) a profissão vive um momento aquecido. Segundo projeção da pesquisa Global Payments Report, as vendas à distância no Brasil devem crescer 18% nos próximos dois anos, impulsionando as vendas por telefone e gerando novos empregos no setor.

Vagas em telemarketing crescem 50% em 2023, mas turnover prejudica setor
Telemarketing vagas crescem mais de 50% Reprodução - Internet

Dados do portal de recrutamento Empregos.com.br mostram que as vagas em telemarketing cresceram 50% entre janeiro e maio deste ano, ante o mesmo período de 2022. Na prática, o número de oportunidades passou de 6 mil para 9 mil.

O resultado é positivo após temporada em queda no ano passado, quando o setor de teleatendimento liderou o fechamento de postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). No Empregos.com.br, as vagas em telemarketing caíram 17% em 2022.

Para Alex Araujo, CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional, o saldo de novos postos é uma oportunidade para aqueles que desejam ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. Entretanto, é preciso olhar com atenção para a saúde e bem-estar dos profissionais de telemarketing.

“Muito se fala sobre o telemarketing abusivo. Por outro lado, o operador sofre com a pressão de bater metas, maus tratos e negligência durante o contato com consumidores”, afirma Araujo. “Muitas vezes o nível de estresse não é proporcional ao salário, por isso existe uma grande exaustão desses profissionais e, consequentemente, alta rotatividade em call centers”, acrescenta o especialista.

Como prova disso, estudo realizado em 2022 pela americana DailyPay, empresa de serviços financeiros, mostra que a taxa de rotatividade de funcionários em call centers é a mais alta de todas as indústrias. O turnover em telemarketing varia de 17% em pequenos escritórios até 44% em grandes empresas.

Segundo Alex Araujo, empresas interessadas em reter seus funcionários devem oferecer suporte psicológico, lembrando que seres humanos estão por trás do telefone. “Para ajudar no equilíbrio mental desses colaboradores, que vivem em uma rotina de alta competitividade, as organizações podem oferecer canais de ouvidoria, por exemplo, a fim de acompanhar questões emocionais do cotidiano”, afirma.

Leia também |Tirar uma soneca durante o expediente pode fazer bem (gcmais.com.br)

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.