Conseguir o primeiro emprego é um dos maiores desafios dos jovens no mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz é uma modalidade de emprego que busca capacitar, orientar e inserir pessoas de 14 a 24 anos no mercado de trabalho com o objetivo de oferecer oportunidade a quem não tem experiência.
Segundo Kelly Stak, especialista em RH e Coach, o emprego formal como jovem aprendiz começa a partir dos 14 anos de idade, conciliando a oportunidade com os estudos. “A partir do princípio que você tem 14 anos e possui interesse em começar a trabalhar é preciso buscar empresas regulamentadas que insere jovens aprendizes no mercado de trabalho”, ressalta Kelly.
Ainda de acordo com Kelly o jovem deve se inscrever em todas as plataformas de cadastro para processos seletivos, por exemplo, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que fazem o cadastro dos estudantes onde é gerado: login e senha, testes de português e matemática para o recrutador entender o nível de conhecimento do candidato.
Para Kelly é importante seguir três movimentos para conseguir o primeiro emprego:
Primeiro movimento: declarar
Declarar a todos que busca uma vaga de emprego no cargo de jovem aprendiz onde você pode falar para amigos, familiares e até mesmo divulgar nas suas redes sociais e grupos do WhatsApp que está buscando uma oportunidade como Jovem Aprendiz. Vale lembrar que ninguém vai achá-lo se não souber o que você está buscando, por exemplo, “se eu tenho um primo que está buscando um programa de jovem aprendiz, e na minha empresa abre uma vaga e eles pedem indicação, como não sei, eu não vou lembrar, então acaba passando despercebido”, ressalta a especialista.
O segundo passo: manifestar
A manifestação acontece quando você vai atrás, toma atitude e busca a sua oportunidade. Comece fazendo uma lista dos seus principais contatos de pessoas que trabalham em empresas que você gostaria de trabalhar, entre em contato com essas pessoas e fale sobre o seu interesse, converse, puxe assunto, participe de grupos e de palestras, essa movimentação trará o que você está indo buscar. Se você ficar parado, isso não vai acontecer, faça as suas manifestações em prol do seu objetivo que é o primeiro emprego.
O terceiro movimento: agradecer
Sempre agradeça. Não só com a palavra obrigado(a), mas também fazendo algo em agradecimento as pessoas que estão ajudando você a construir a sua entrada no mercado de trabalho e acreditando em seu potencial, seja um gesto, uma gentileza ou algo que irá mostrar reciprocidade com a pessoa que indicou ou passou orientações sobre uma vaga para você. Seja educado e paciente mesmo quando aquele contato não trouxe resultados que você esperava ou, mesmo quando a pessoa informou sobre uma vaga aberta que não aconteceu, porque um dia ela pode trazer resultado em algum momento, pois em alguma circunstância ela vai lembrar de você.
Além desses sites é importante ter uma percepção sobre si mesmo(a), identificando as suas principais habilidades e estudando sobre a empresa que oferece a vaga, onde será possível construir um plano estratégico a seu favor, um exemplo: o RH preza por candidatos que moram próximos à empresa, pois não gera custos altos com transportes, por esse motivo é importante buscar vagas próximo a você, pois será um ponto positivo durante o processo de seleção.
Sobre:
Kelly Stak é consultora de RH e especialista em desenvolvimento de pessoas e escritora do livro “Rótulos Não me Definem: uma história de resiliência”.