De acordo com pesquisa, quarenta por cento das pessoas estão “frequentemente” ou “sempre” estressadas com o trabalho.
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Estudo identifica liderança como fator determinante para a saúde mental no trabalho
Uma pesquisa recente do Workforce Institute do Reino Unido revelou que líderes e gestores têm um impacto significativo na saúde mental de seus funcionários. O estudo, que envolveu 3.400 pessoas em 10 países, investigou o papel desses cargos na promoção da saúde mental dentro e fora do ambiente de trabalho. Nos Estados Unidos, foram entrevistados 600 funcionários. Os demais países foram representados por 200 funcionários cada: Austrália/Nova Zelândia, Canadá, França, Alemanha, Índia, México, Holanda e Reino Unido.
O estudo mostra que trabalhadores estão esgotados, estressados e sobrecarregados. Um em cada cinco (20%) diz que o trabalho afeta sua saúde mental negativamente, sendo as mulheres as mais afetadas (23% contra 16% dos homens). No final do dia, 43% dos funcionários estão exaustos e 78% dizem que o estresse afeta seu desempenho. O estresse no trabalho também afeta a vida pessoal, com 71% dos funcionários dizendo que o trabalho afeta negativamente sua vida doméstica, 64% o bem-estar e 62% os relacionamentos.
Para o professor Luiz Gaziri, autor de três livros sobre comportamento humano, estudioso da felicidade enquanto componente fundamental da vida humana, há uma explicação para esse estresse. “Susan Fiske, cientista de Princeton, descobriu que, em grupos de primatas, aqueles que estão abaixo em um “ranking” de poder olham para o macho alfa praticamente a cada trinta segundos, observando seu comportamento. Comparando esta lógica a nós, seres humanos, podemos traçar um paralelo: o líder prevê aquilo que pode acontecer com o funcionário. Se ele está pressionando, falando sobre demissões e sugerindo que o mercado está ruim,com essas informações, ele cria um estresse, uma indicação de que, dali a pouco, esse colaborador poderá ser mandado embora. De que poderá acontecer alguma coisa ruim para a sua vida. Da mesma forma que quando um líder está sorrindo, feliz e animado as pessoas começam a pensar que terão boas notícias. Estamos constantemente olhando para aqueles que têm o nosso destino nas mãos, porque o líder é aquele que pode te mandar embora amanhã “, afirma Gaziri.
De acordo com a pesquisa, os ciclos de notícias negativas que encabeçam a incerteza econômica, as mudanças climáticas e a instabilidade social em todo o mundo contribuem para um aumento nos problemas de saúde mental. Incapazes de fazer uma pausa, os funcionários estão desesperados para retomar o controle de seu bem-estar emocional, com quase dois terços dizendo que aceitariam um corte salarial por um trabalho que melhor apoie sua saúde mental. Com isso, 60% dos funcionários dizem que seu trabalho é o maior fator que influencia sua saúde mental. Os gerentes têm tanto impacto na saúde mental das pessoas quanto seu cônjuge (ambos 69%) – e ainda mais impacto do que seu médico (51%) ou terapeuta (41%).
Estresse no trabalho
Quarenta por cento das pessoas estão “frequentemente” ou “sempre” estressadas com o trabalho. Mas mesmo ao admitir sua carga de trabalho é um problema, 38% dos funcionários dizem que “raramente” ou “nunca” conversaram com seu gerente sobre isso. Por que não? Alguns dizem “meu gerente não se importaria” (16%) ou “meu gerente está muito ocupado” (13%), enquanto outros têm uma sensação de que eles “devem ser capazes de descobrir” sobre proprios (20%).
Segundo Gaziri, não compartilhar preocupações sobre estresse com o gerente é algo normal no mundo corporativo. “A gente vem numa cultura onde falar que está estressada, compartilhar esse tipo de coisa com o gerente, é visto como uma fraqueza. As pessoas tiram sarro daquelas que dizem que estão estressadas, que têm algum problema de saúde mental”, diz o pesquisador.
Além disso, 81% dos funcionários em todo o mundo priorizaram uma boa saúde mental em detrimento de um trabalho bem remunerado, e 64% admitem que aceitariam um corte salarial por um trabalho que melhor apoiasse seu bem-estar mental.
Ainda na visão do autor de “A Ciência da Felicidade (2019)”, esse é um sinal claro de falta de segurança psicológica dentro das empresas. “Amy Edmondson, cientista da Harvard, descobriu o quanto ter segurança psicológica dentro do ambiente de trabalho melhora a performance das equipes. Ela revela que muitas vezes é culpa do líder essa insegurança projetada no funcionário. Mesmo que ele não queira, por ele estar numa posição de liderança, muitas vezes ele corta as pessoas no meio de uma conversa, ridiculariza e acaba inibindo aquele e outros funcionários”, complementa Gaziri.
Ser um gerente intermediário não é uma tarefa fácil. Cerca de metade dos gerentes ouvidos na pesquisa feita pelo Workforce Institute gostaria que alguém tivesse os alertado para não aceitarem o emprego atual (57%) e também dizem que é provável que eles deixem o emprego dentro dos próximos 12 meses porque eles estão experimentando muito estresse relacionado ao trabalho (46%).
Setenta por cento dos gerentes recebem um pagamento reduzido atualmente em um trabalho que cabe melhor ao seu bem-estar mental. As empresas também precisam se concentrar na construção da inteligência emocional de seus líderes em todos os níveis das organizações. Competências como estresse, gerenciamento, controle de impulsos e empatia — mais do que habilidades técnicas — ajudará grandes gerentes emergem e apoiam melhor suas equipes.
Sobre Luiz Gaziri
Luiz Gaziri é um dos pensadores mais provocativos da geração atual, remodelando a nossa forma de pensar sobre negócios, felicidade e comportamento humano com uma abordagem totalmente baseada em evidências científicas. Luiz é professor de pós-graduação na Unicamp e na FAE Business School, autor, palestrante e consultor corporativo. Formou-se em Administração de Empresas na FAE Business School, MBA pela Baldwin-Wallace University (Cleveland, EUA) e é especialista em Liderança pela London Business School (Londres, ING). Trabalhou por quase duas décadas como executivo em empresas dos mais variados segmentos e portes. Entre suas centenas de clientes de palestras e consultorias estão empresas como BRF, Arcelor Mittal, Dunlop, Arauco, EBANX, Unimed, Sicredi, HSBC, Suzano, TEDx, Banco do Brasil, Electrolux, EY, Segfy, KPMG e Sankhya. É autor dos livros “A Incrível Ciência das Vendas”,”A Ciência da Felicidade” e “Os Sete Princípios da Felicidade.” Sua mais recente obra, “A Arte de Enganar a Si Mesmo”, será lançada em setembro de 2023. Seus livros receberam elogios de dezenas de cientistas de instituições como Harvard, Yale, Stanford e Wharton, sendo destaque também em grandes veículos de imprensa.
Instagram: https://www.instagram.com/luizgaziri/
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