Nos últimos dias, várias empresas que implementaram o home office durante a pandemia comunicaram aos seus funcionários que eles deverão retornar ao trabalho presencial. Isso reacendeu um debate sobre um possível declínio do trabalho remoto e sobre como muitas empresas repensaram a rotina em home office.
Apesar dessa recente mudança, nem todas as empresas seguem por esse mesmo caminho. Algumas companhias não estão com pressa de retornarem ao modo presencial, como, por exemplo, a Microsoft, o Pinterest, o Spotify e o Airbnb, que inclusive possui uma política que permite que cada funcionário passe até 90 dias em um país diferente de sua terra natal.
Para Ronn Gabay, especialista em benefícios flexíveis e sócio da Bematize, as empresas que desejam continuar com a política de home office devem pensar em uma estratégia para manter os colaboradores engajados e pertencentes à empresa, e que o trabalho presencial não é a única solução para lidar com isso. “Muitas empresas, principalmente as de tecnologia, acreditam no fim do home office como solução para lidar com problemas de pessoal, sendo eles produtividade e retenção de talentos. Porém, existem outras formas de corrigir, como, por exemplo, oferecendo um bom plano salarial e de benefício. Além disso, técnicas para melhorar o trabalho remoto podem ser aplicadas”, explica o profissional.
Pesquisas internas sobre a rotina em home office
“Quando os funcionários estão motivados, eles têm a capacidade de aumentar a produtividade e o engajamento, o que se traduz em resultados melhores”, observa. Para Ronn, realizar pesquisas entre os colaboradores para compreender suas necessidades e a realidade do trabalho em home office ajuda a obter insights importantes: “Essas pesquisas que geram insights por parte dos colaboradores podem orientar decisões e iniciativas que promovem o bem-estar e a eficácia dos funcionários’’.
Campanhas de endomarketing online
Segundo o profissional, campanhas de endomarketing promovem e incentivam a participação dos funcionários na cultura organizacional da empresa, mantendo-os cientes e engajados nas mudanças. “Isso é fundamental para cultivar o sentimento de pertencimento, principalmente em um contexto de trabalho remoto (home office), onde a comunicação virtual desempenha um papel crucial’’, explica.
Abertura de um canal virtual de relacionamento entre chefia e colaboradores
Ronn afirma que estabelecer um relacionamento próximo e transparente entre líderes e colaboradores é essencial para o sucesso de uma organização. ‘’Isso melhora a comunicação interna, permitindo um feedback construtivo, aumenta o engajamento dos colaboradores, constrói uma cultura de confiança e ajuda no sentimento de pertencimento. Essa prática é crucial, especialmente em ambientes de trabalho remoto, onde todos parecem estar tão distantes; com essas medidas encurtamos a distância’’.
Benefícios flexíveis para auxílio no trabalho remoto
Segundo Ronn, a implementação de benefícios flexíveis e incentivos que se adaptem ao tipo de jornada de trabalho dos colaboradores é uma grande ajuda. “Como auxílio home office, auxílio mobilidade, seguro de vida e residencial, entre tantos outros, que ajudam a manter os colaboradores ativos e motivados, são uma forma de compensar pelas mudanças da rotina e auxiliar nesta nova adaptação”, explicou o especialista.
Conscientização sobre saúde mental
Um resumo científico divulgado pela OMS mostrou um aumento de 25% em casos de ansiedade e depressão após a pandemia. De acordo com Gabay, adaptar a conscientização sobre a importância da saúde mental a um contexto online, fornecer recursos e apoio psicológico para os funcionários são medidas necessárias. “Abordar essa questão dentro das empresas, mantendo um canal de diálogo aberto com os funcionários e criando um ambiente seguro para conversas e apoio, é uma estratégia eficaz, tanto para a retenção de talentos quanto para demonstrar que a empresa está atenta às preocupações dos colaboradores. Isso ajuda a promover um ambiente de trabalho à distância mais saudável e engajado”, adiciona Ronn.
Para o profissional, essas medidas visam melhorar o entendimento sobre o assunto e mantêm a comunicação mesmo no ambiente virtual, além de apoiar o bem-estar geral dos colaboradores. Para finalizar, Ronn pontua ‘’o mundo do trabalho está em constante evolução e sempre haverá mudanças, é necessário estar preparado para se adaptar e organizar quando aparecem novas adversidades e enfrentar o desconforto que a mudança traz’’.