De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1945, no Brasil, só 5% das pessoas tinham mais de 60 anos. Em 2050, 31% da população terá mais de 60 anos. Os dados mostram o exponencial crescimento da população idosa e a tendência é uma mudança no mercado de trabalho, com cada vez mais pessoas com idade superior aos 50 anos nas empresas.
De olho nesse futuro, as empresas devem se preparar para a inclusão desses profissionais mais maduros, tendo em vista a crescente de idosos na população. Atenta às mudanças, a MRV, empresa do grupo MRV&CO, possui projetos que visam promover a diversidade e a inclusão. É o caso do Programa 60+, criado com o intuito de aumentar a quantidade de corretores autônomos com idade superior a 60 anos entre os seus parceiros de venda.
Na construtora, 5% dos corretores já têm mais de 60 anos, contabilizando 150 pessoas. Em Fortaleza, a empresa conta com 8 corretores parceiros com mais de 60 anos em plena atividade, o que equivale a 8,16% do número de parceiros credenciados na cidade.
José Luiz Medrado, Gestor Comercial da MRV no Ceará, explica os benefícios desse tipo de contratação “Notamos que talentos nessa faixa etária agregam, por meio de uma longa experiência, inteligência emocional, comprometimento, paciência e expertise em diversos assuntos. Isso tudo ainda se soma à mais sensibilidade e flexibilidade para entender o cliente”, afirma.
Futuro e benefícios
Além do esforço em busca de novos talentos, a companhia aposta em benefícios para seus parceiros, tais como: gympass, comissão diferenciada e clube de descontos, além de oportunidades de acréscimos na renda.
Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado através dos programas, MRV Start e MRV+.
O suporte acontece por meio de treinamento gratuitos com aulas on-line e presenciais, além de auxílio no processo de habilitação para o exercício da profissional, caso ainda não tenha.
O objetivo é ampliar a oferta e dar oportunidade para quem quer fazer uma renda extra ou uma transição de carreira após os 60 anos. “ Queremos continuar na busca do fortalecimento deste tipo de parceiro, com vagas sempre abertas”, finaliza Medrado.
Leia também |1.758 vagas de trabalho em Fortaleza (gcmais.com.br)
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<